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ANÁLISE
A autópsia de um mutante
MARCELO NEGROMONTE
da Redação
A pop music
foi devassada,
autopsiada, ainda que muito viva, neste "Key
Concepts in Popular Music", de
Roy Shuker. Delimitou-se um corpo (excluiu-se
jazz e música erudita por razões
subjetivas) predominantemente
rock e pop e suas ramificações e
implicações sociológicas e econômicas, e cada víscera foi extirpada
para, a um só tempo, ser definida e
analisada.
Os critérios usados (igualmente
subjetivos) abarcam importância
econômica, abrangência de mercados, veiculação na mídia etc. Ou
seja, música produzida e comercializada em massa no Ocidente.
Como a pop music é algo eterno,
portanto vivo, e mutante, portanto
um vírus, Shuker não restringiu os
pouco mais de 300 termos do livro
a definições que se encerram em si.
Tratar pop music como algo estável seria, no mínimo, estúpido.
De aficionados e capas de discos,
passando por globalização, censura, Escola de Frankfurt, a som estéreo e raves, tudo o que concerne à
pop music hoje está lá.
De maneira acessível e estimulante o suficiente para iniciantes e
estudantes (os verbetes citados em
outros verbetes são negritados, como um hipertexto, além de sugerir
o que ouvir sobre cada verbete) e
com relativa profundidade para
saciar os profissionais da área.
Nada de bandas X ou Y, como
um guia para fãs, mas como e onde
elas agem nesse corpo instável.
Apenas uma ressalva na autópsia. Elementos recentemente absorvidos/criados pela pop music
carecem de mais profundidade, e a
obnubilação causada pelas nuvens
do presente não é argumento para
uma avaliação superficial.
São os casos da Internet e verbetes relacionados à música eletrônica, filha caçula do pop.
Sobre a rede mundial de computadores, em suma Shuker limita-se
a observar a existência de "novas
maneiras de intercâmbio entre
consumidores, artistas e produtores de pop music" e suas consequências.
Ora, um meio de comunicação
jamais visto como esse já exerce de
maneira substancial suas influências no universo pop, a ponto de
suas consequências serem bastante visíveis e, portanto, prontas para
análise.
Em tecno e outras variantes da
dance music, apenas as características sonoras de cada uma são explicitadas, quase em termos técnicos. OK, são importantes, mas
uma contextualização social e política se faz necessária, como há no
verbete punk rock, por exemplo.
Mas são pequenos detalhes que
não desmerecem a obra.
"Key Concepts in Popular Music" é livro de referência para leitores cuja abrangência é tão vasta
quanto o pop em si, um produto
pioneiro e, por isso, o mais desenvolvido objeto globalizado.
²
Livro: Key Concepts in Popular Music
Autor: Roy Shuker
Lançamento: Routledge
Onde encomendar:
www.amazon.com
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