São Paulo, quarta, 6 de janeiro de 1999

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ANÁLISE
A autópsia de um mutante

MARCELO NEGROMONTE
da Redação


A pop music foi devassada, autopsiada, ainda que muito viva, neste "Key Concepts in Popular Music", de Roy Shuker. Delimitou-se um corpo (excluiu-se jazz e música erudita por razões subjetivas) predominantemente rock e pop e suas ramificações e implicações sociológicas e econômicas, e cada víscera foi extirpada para, a um só tempo, ser definida e analisada.
Os critérios usados (igualmente subjetivos) abarcam importância econômica, abrangência de mercados, veiculação na mídia etc. Ou seja, música produzida e comercializada em massa no Ocidente.
Como a pop music é algo eterno, portanto vivo, e mutante, portanto um vírus, Shuker não restringiu os pouco mais de 300 termos do livro a definições que se encerram em si. Tratar pop music como algo estável seria, no mínimo, estúpido.
De aficionados e capas de discos, passando por globalização, censura, Escola de Frankfurt, a som estéreo e raves, tudo o que concerne à pop music hoje está lá.
De maneira acessível e estimulante o suficiente para iniciantes e estudantes (os verbetes citados em outros verbetes são negritados, como um hipertexto, além de sugerir o que ouvir sobre cada verbete) e com relativa profundidade para saciar os profissionais da área.
Nada de bandas X ou Y, como um guia para fãs, mas como e onde elas agem nesse corpo instável.
Apenas uma ressalva na autópsia. Elementos recentemente absorvidos/criados pela pop music carecem de mais profundidade, e a obnubilação causada pelas nuvens do presente não é argumento para uma avaliação superficial.
São os casos da Internet e verbetes relacionados à música eletrônica, filha caçula do pop.
Sobre a rede mundial de computadores, em suma Shuker limita-se a observar a existência de "novas maneiras de intercâmbio entre consumidores, artistas e produtores de pop music" e suas consequências.
Ora, um meio de comunicação jamais visto como esse já exerce de maneira substancial suas influências no universo pop, a ponto de suas consequências serem bastante visíveis e, portanto, prontas para análise.
Em tecno e outras variantes da dance music, apenas as características sonoras de cada uma são explicitadas, quase em termos técnicos. OK, são importantes, mas uma contextualização social e política se faz necessária, como há no verbete punk rock, por exemplo.
Mas são pequenos detalhes que não desmerecem a obra.
"Key Concepts in Popular Music" é livro de referência para leitores cuja abrangência é tão vasta quanto o pop em si, um produto pioneiro e, por isso, o mais desenvolvido objeto globalizado.
²

Livro: Key Concepts in Popular Music Autor: Roy Shuker
Lançamento: Routledge
Onde encomendar:
www.amazon.com




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