São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

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ERIKA PALOMINO

O QUE EU MAIS GOSTEI NA FASHION WEEK

Desde o dia 10 de janeiro assistindo a desfiles diariamente, a cabeça só vê moda, só pensa em moda. Nos últimos sete dias, principalmente, com a intensidade da São Paulo Fashion Week. Moda, mais do que nunca, é emoção. O consumidor precisa ser despertado pelo desejo para efetivamente comprar. Então esse meu balanço da SPFW tem como denominador o que mais me emocionou. E olha que eu me emocionei bastante desta vez. Começou com o desfile de abertura, junto com os 450 anos de São Paulo, que deu mesmo o tom de tudo. Junto com as lindas vinhetas de abertura dos desfiles, as fotos na Bienal, as músicas ingênuas de várias épocas, lembrando a essência do paulistano, ficamos mais orgulhosos de quem somos. E não é de auto-estima que precisamos na moda? A cafona guerra de modelos do início da estação (quem ainda se lembra disso?) serviu para valorizarmos as meninas. E que bom que era ver Isabelli (em tudo), Marcelle (ícone, na Forum), Letícia (incrível, para Lorenzo), Carol (bela, para Gloria Coelho), Eliana (única, para Lino Villaventura), Lu (Sommer), Jeísa (na Cavalera), Ana Claudia (absurda, na Zapping), e até Gisele (com aquela peruca horrível, que mico!). Mas principalmente Rojane, a cara do Brasil.

palomino@uol.com.br
www.erikapalomino.com.br

BUYERS ELEGEM SEUS HYPES
Esta foi a temporada mais consistente, em termos de imprensa internacional, com 85 estrangeiros. Mais do que apenas um número, a delegação de compradores e jornalistas de fora do país estava realmente interessada na moda, na cultura e no lifestyle brasileiros. Eles eram vistos nos desfiles, nos show-rooms, em encontros e integrações com personagens do cenário paulistano, interessados em descobrir um novo Brasil. "Queremos mostrar que a moda brasileira é muito mais do que Giseles, pouca roupa e biquínis", diz Kit Barry, compradora do feminino para a megaloja Selfridges, que prepara a megaexposição "Brasil 40º", que fica em cartaz na própria loja durante o mês de maio e que está colocando o Brasil no cerne do interesse europeu. "É uma grande parceria entre a Selfridges e a moda brasileira", afirma Harvey Sutton, comprador da loja.
"O que dá certo fora daqui são as roupas criadas para um mercado internacional. Aqui, muitos estilistas criam apenas para o Brasil, onde o sexy é visto como pouca roupa. Nossos clientes não vão atrás do sexy óbvio. Para dar certo fora do país, tem que ter peças para outono-inverno, como casacos e jaquetas", diz o simpático Humberto Leon, dono da Opening Cerimony, loja hype de NY que já vende Lorenzo Merlino, Neon e Herchcovitch. Robbie Young, comprador da loja japonesa Dip Trics, já confirmou que vai levar peças da Patachou, Reinaldo e Lorenzo.
Marcas menores também causaram grande interesse. A Neon, de Dudu Bertholini e Rita Comparato, é que mais agrada a todos. Eduardo Inagaki, Fábia Bercsek e Raia de Goeye completam a lista dos novos nomes.


Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha

DA MODA COMO PAIXÃO E EMOÇÃO
Gostei do novo sexy de Ricardo Almeida; da retomada de Renato Loureiro; das garotas roqueiras da Triton, da poesia fashion da Cori, com a música da Orquestra Sinfônica; das guerreiras urbanas de Gloria Coelho; da jovialidade e sensualidade da Patachou; da volta por cima de Mario Queiroz; do vigor de Maxime Perelmuter na British Colony; da baderna das celebridades da Forum; da música inesquecível de Bebel Gilberto, no mesmo desfile (e da própria Bebel, musa da semana na cidade); da virada de Ronaldo Fraga; da nova contenção de Lino Villaventura; na Cavalera, de constatar uma geração que vi surgir chegando ao maior palco da moda do país; de ver o crescimento da Iódice; de vestir Raia de Goeye; da volta da Huis Clos e sua modernidade chic; de Reinaldo Lourenço (e sua incrível silhueta); de Sommer com antológico desfile em plena rua Augusta; da deliciosa performance fashion de Karlla Girotto na Vermelho; do casting fofo de Rodrigo Fraga; do casamento de música e moda de Lorenzo Merlino; da modernizada de Marcelo Quadros; de tudo no masculino de Herchcovitch (e do feminino); da meiguice da Coopa-Roca; da cultura de moda vista em André Lima. E finalmente, de ver a Zapping, com Thais Losso, transformar tudo em paixão. Quando é que a gente viu a moda fazer isso com as pessoas? Emocionar, fazer sorrir, fazer chorar.

na noite ilustrada...
Sexta tem Mau Mau e DJ Gabo na noite Technova, no Lov.e; o Macao está com programação nova e traz o DJ Mike Ashford, da Innersense Records para a noite Do It Yoursef Party; Marcos Morcerf, Renato Ratier e Gil Barbara tocam na Freak Chic, no D-Edge, e Paulo Beto mais o inglês Russel Skellon são as atrações no Ampgalaxy. No sábado tem mais uma edição do Clube Verão da Circuito, com os DJs Marco Nastik e os brasileiros Gu, Snoop e Murphy. A festa rola no Espaço M (r. Santo Eurilo, 360, Cidade Universitária). No clubinho Black Box rola a nova noite de rock e electro Hype My Ass. Nos afters têm Ana e David, no Lov.e, e Oscar Bueno e Mimi, no Paradise do D-Edge. E, para fechar o finde, se joga na Gonna Summer no Inconfidência (r. Minas Gerais, 181, Higienópolis), que rola das 18h à 1h, com os DJs Atum (residente), Jonas Rocha e Oscar Bueno. E é pra chegar cedo!!

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