São Paulo, Sábado, 06 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wim Wenders vai filmar no Brasil

da Reportagem Local

O cineasta alemão Wim Wenders, de "Asas do Desejo", vai filmar no Brasil. "Pão de Açúcar" é o título provisório dessa co-produção Brasil, Alemanha, Estados Unidos, que deve começar a ser rodada no segundo semestre de 99, em locações no Rio de Janeiro.
Criado a partir de idéia original de Wenders, com roteiro dos brasileiros Edson Rodrigues Alves e Vera Blassi (versão final), "Pão de Açúcar" é a história da reconstrução da vida de um músico norte-americano e de sua filha, após a morte da mulher, brasileira, num acidente de automóvel.
Segundo o produtor-executivo Ricardo Montanha, 29, o filme começaria cinco anos depois do acidente, quando a garota estaria com sete anos e ainda não teria superado o trauma da morte da mãe.
O filme terá atores brasileiros e norte-americanos e será falado em inglês e português. Ainda não há nomes confirmados, e, segundo Montanha, o casting deverá ter a aprovação do diretor.
Wenders ficará seis meses no país, com interrupções, e assinará a direção. Por enquanto, o projeto está em fase de captação de recursos. "Já tínhamos alguns investidores, mas estamos entrando em novas negociações", afirmou Ricardo Montanha.
Segundo ele, a idéia é conseguir o patrocínio com o uso de incentivos fiscais, por meio da Lei do Audiovisual. No entanto, ele não teme as dificuldades provocadas pela crise financeira no setor. "Temos investidores reais, que vão entrar num projeto sólido para ganhar dinheiro. É um produto financeiro viável, bom por si só, que não depende exclusivamente do incentivo fiscal".
Montanha é um dos principais responsáveis pelo projeto. Ele trabalhou com Wenders em 98, na Argentina, durante a realização de uma campanha publicitária para o lançamento de um carro.
Foi em Buenos Aires que começaram as conversas para a produção de "Pão de Açúcar" no Brasil.
A produção tem o apoio do Instituto Goethe, que pretende trazer "Buena Vista Social Club", o novo filme do diretor (que participa da mostra competitiva do Festival de Berlim) para exibição no Brasil.
(PATRICIA DECIA)


Texto Anterior: Filme é maldade inútil
Próximo Texto: 'Central do Brasil' abre 1º Festival do Mercosul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.