São Paulo, Sábado, 06 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Festival de Curitiba 99 confirma 54 peças

da Reportagem Local

O Festival de Teatro de Curitiba, uma das mais importantes mostras do gênero no país, já confirmou 54 espetáculos para a edição deste ano.
O 8º FTC, que se realiza entre os dias 18 e 28 de março, será uma ampla amostra do que vai acontecer nos palcos brasileiros em 99. De Antunes Filho ao baixista da banda Siouxsie and the Banshees, tem de tudo um pouco no festival deste ano.
Como no ano passado, os espetáculos do festival se dividem entre a mostra oficial e o Fringe -evento paralelo inspirado no Festival de Edimburgo, na Escócia, e que, em 98, reuniu cerca de 30 montagens de todo o país.
Apesar de a programação não estar totalmente definida, já é certo que 20 peças participarão da mostra oficial.
Entre esses espetáculos, está, por exemplo, "As Fúrias", adaptação de texto de Rafael Alberti sob direção de Antonio Abujamra. O coreógrafo Sandro Borelli, o ator Luis Melo e o diretor Antunes Filho são alguns dos convidados desta edição.
Com a crise na economia, o diretor Gerald Thomas, que participaria da mostra oficial, teve sua vinda a Curitiba cancelada. "Seu cachê foi calculado em real, mas ele, com razão, queria em dólar. Com a crise, não tivemos condições de trazê-lo", disse Leandro Knophfolz, um dos organizadores do FTC.
Segundo ele, a desvalorização do real causou também o cancelamento de patrocínios. "Tivemos de reduzir custos. Ainda não dá para dizer ao certo o valor do orçamento do festival deste ano." Em 98, o orçamento do evento foi de R$ 3 milhões.
Em sua segunda edição, o Fringe (margem, em inglês, caracterizando as montagens exibidas fora do circuito principal) levará a Curitiba 34 espetáculos de diversas partes do Brasil.
O evento foi criado em 98 com o intuito de oferecer ao público um número maior de peças. Enquanto as atrações da mostra oficial são selecionadas por uma curadoria, as do Fringe seguem a ordem de chegada dos grupos que se inscrevem para ele.
"Nosso objetivo é que, no futuro, o Fringe comece a acontecer sozinho, sem a necessidade da nossa ajuda", disse Knophfolz.
Entre os destaques do Fringe, está "Sofia", espetáculo inspirado no romance "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, "A Velha Cômoda", peça folclórica alemã do início do século, e "O Imperador, o Mendigo ou o Cão Morto?", baseado em texto de Bertolt Brecht.
O músico britânico Steve Severin, baixista da extinta banda Siouxsie and the Banshees, tem presença confirmada em Curitiba. Segundo Knophfolz, ele participa do festival para lançar um CD com músicas da peça "Cantos de Maldoror", com a brasileira Cia. Teatral Satyros.
A organização do FTC tenta montar este ano uma versão curitibana do megaevento Mundão, que reuniu no final de 98 mais de 400 atrações em São Paulo. "Ainda estamos definindo as atrações." (ERIKA SALLUM)


Texto Anterior: Livro - Crítica: Prosa de Harold Brodkey é puro orgasmo
Próximo Texto: Televisão: Sede da Manchete vira templo da Renascer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.