São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

"Memórias do Seu Nenê da Vila Matilde" e "A Imprensa Carnavalesca no Brasil" tratam do tema

A história do Carnaval em dois livros

free-lance para a Folha


De carona no clima de Carnaval, foi lançado, na última terça-feira (dia 29), o livro "Memórias do Seu Nenê da Vila
Matilde". A publicação reúne cerca de 20 horas de depoimentos de Alberto Alves da Silva, 78, mais conhecido como Seu Nenê, fundador da escola de samba paulistana Nenê da Vila Matilde.
Organizado pela editora de cultura do jornal "Hora do Povo", a jornalista Ana Braia, 42, o livro tem por tarefa ajudar a narrar parte da história do samba na cidade de São Paulo, abordando, principalmente, sua formação na periferia da cidade.
O que surge, nessa obra, é a memória de um dos poucos integrantes ainda vivos da velha-guarda do Carnaval paulista. "Ele não analisa a história (no livro), mas representa a voz de quem viveu", resume Braia.
A obra, que também traz uma série de fotos históricas, como a do primeiro campeonato da Nenê, em 1956, faz parte de um projeto do CPC-Umes (Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas), que tem documentado a formação do samba em São Paulo de várias maneiras.
Do projeto nasceram, além do livro do Seu Nenê, o filme "Geraldo Filme" (média-metragem premiado no festival É Tudo Verdade), o CD "História do Samba Paulista vol. 1" (que vai ganhar o "vol. 2" este ano) e o musical "História do Samba Paulista" (que ficou em cartaz por três meses no teatro da Umes).
Já estão em fase de finalização, mais dois documentários que contam com apoio do CPC: "Sêo Nenê", também sobre o criador da Nenê da Vila Matilde, e "Catedrático do Samba", sobre o sambista Germano Mathias.
"Não estamos querendo responder ao Vinicius, mas a idéia é mostrar que essa história de túmulo do samba é uma grande bobagem, foi uma frase infeliz dele", afirma o diretor administrativo do CPC-Umes, Valério Benfica.
Em outra vertente, a editora Hedra lança este mês "A Imprensa Carnavalesca no Brasil - Um Panorama da Linguagem Cômica", de José Ramos Tinhorão.
Nesse livro, Tinhorão estuda a linguagem utilizada, desde o século 19, nos "jornais carnavalescos", mostrando, por exemplo, as ligações entre esses textos e a tradição cômica oral, pré-literatura. Segundo texto introdutório do próprio autor, o tema é "levantado, pela primeira vez, em sua significação histórico-cultural".
(RODRIGO DIONISIO)


Livro: Memórias do Seu Nenê da Vila Matilde
Autor: Alberto Alves da Silva
Organizadora: Ana Braia
Editora: Lemos Editorial
Quanto: R$ 20 (135 págs.)
Livro: A Imprensa Carnavalesca no Brasil - Um Panorama da Linguagem Cômica
Autor: José Ramos Tinhorão
Editora: Hedra
Quanto: R$ 19 (236 págs.)
Lançamento: 27 de março


Texto Anterior: Fernando Gabeira: Notícias da minha guerra particular
Próximo Texto: Memórias do Seu Nenê da Vila Matilde: Seu Nenê, o Lao Tsé da zona leste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.