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CRÍTICA
Livro é trabalho de fôlego para tenor nenhum botar defeito
ESPECIAL PARA A FOLHA
Há no livro anedotas saborosíssimas sobre Enrico Caruso, como sua detenção em Nova York, em 1906, por ter supostamente beliscado o quadril de uma
senhora diante da jaula dos macacos no zoológico. Mulherengo, o
tenor formaria um triângulo
amoroso com a própria cunhada.
Fazem falta, porém, mais episódios pitorescos ligados às suas
passagens pela América do Sul, o
que não diminui o mérito do livro, mas deixa o leitor com água
na boca. Talvez não tenha sido fácil, tanto tempo depois, achar testemunhos além dos jornais.
Que ninguém espere do livro algo didático ao estilo de "O Céu É o
Limite": quando nasceu ou morreu? É preciso enfrentar o grosso
volume para ter as respostas.
Em vez de optar por uma ordem
meramente cronológica, György
Böhm seguiu uma divisão por temas. Assim, em um dos capítulos,
fala sobre "A Voz de Enrico Caruso"; noutro, "Caruso e o Amor".
A opção torna a narrativa interessante, mas empurra o autor para
algumas repetições e até falhas.
A inexperiência do médico como escritor também se deixa ver
em algumas más construções verbais e em certa falta de distanciamento crítico em relação ao biografado. A falta de sofisticação da
narrativa tem, por outro lado, a
vantagem de proporcionar ao leigo em ópera uma leitura agradável. Para quem é fã do estilo, então, o livro é um prato cheio.
Böhm acerta ao inserir Caruso
em seu tempo, falando de outros
tenores e teatros da época, com
fartura de ilustrações. Também é
completo ao compará-lo a nomes
atuais, como Luciano Pavarotti,
Plácido Domingo e José Carreras.
No final, ocupa-se de uma pequena biografia de cada um dos cantores citados, além de traduzir as
árias dos CDs que acompanham o
livro. Trabalho de fôlego para tenor nenhum botar defeito.
(CYNARA MENEZES)
Enrico Caruso na América do Sul
Autor: György Miklós Böhm
Editora: Cultura
Quanto: R$ 60 (500 págs.)
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