São Paulo, sexta, 6 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

O ÚLTIMO COMBATE
Bandeirantes, 13h05. (Murphy's War). Inglaterra, 1971, 100 min. Direção: Peter Yates. Com Peter O'Toole, Philippe Noiret. Após sobreviver ao bombardeio e naufrágio do navio em que serve, marinheiro irlandês consegue se estabelecer na costa da Venezuela. De lá, prossegue seu solitário combate contra a marinha germânica, durante a Segunda Guerra Mundial. Se não é o melhor de Peter Yates, em todo caso tem a seu favor a classe do diretor e do elenco.

GUERREIROS DE FOGO
SBT, 13h30.
(Red Sonja). EUA, 1985, 84 min. Direção: Richard Fleischer. Com Arnold Schwarzenegger, Brigitte Nielsen, Sandahl Bergman. Diferentemente do que se possa imaginar, não se trata de um filme sobre guerreiros que tomaram um porre. Ao contrário, trata-se de uma esgrimista que, com ajuda de Arnold, tem de combater sinistra rainha do mal. Um "Conan, o Bárbaro" de saias, se é que a palavra saias se aplica ao caso.

SALVE-ME
Globo, 15h30.
(Rescue Me). EUA, 1991, 99 min. Direção: Arthur Allan Seidelman. Com Michael Dudikoff. Rapaz que espiona encontro de sua amada com outro cara a vê, em dado momento, às voltas com perigosos traficantes. E é, ele próprio, forçado a tentar salvá-la. Secundário.

NAS GARRAS DO CRIME
Bandeirantes, 21h40.
(Wild Side). EUA, 1995, 95 min. Direção: Donald Cammel. Com Christopher Walken, Joan Chen, Steve Bauer. Uma executiva de banco, endividada, resolve virar garota de programa, a fim de saldar suas dívidas. Por idiota que pareça, é só um prelúdio do que virá depois. Inédito.

JÚNIOR
SBT, 21h40.
(Junior). EUA, 1994. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger, Danny De Vitto. Dois cientistas desenvolvem uma droga que garante uma gravidez perfeita e saudável. Mas o governo não autoriza os testes. A solução é usar um cientista como cobaia. Ele será o primeiro homem a engravidar.

INTERCINE
Globo, 22h40.
Para encerrar a semana, a emissora propõe a escolha entre "A Teoria do Amor" (1994, de Fred Schepisi, com Meg Ryan, Tim Robbins, Walter Matthau), "Traição e Poder - A História de Jackie Presser" (1992, de Alastair Reid, com Brian Dennehy, Jeff Daniels) e "Tão Culpado como o Pecado" (1993, de Sidney Lumet, com Rebecca DeMornay, Don Johnson).

O SOBRADO
Cultura, 23h30.
Brasil, 1956, 110 min. Direção: Walter George Durst e Cassiano Gabus Mendes. Com Lima Duarte, Bárbara Fazio, José Parisi, Dionísio Azevedo, Adriano Stuart. No interior de um sobrado, ao longo de dez dias, os Cambará, liderados por Rodrigo, resistem ao assédio de seus desafetos, os Amaral, com quem disputam o controle da Vila de Santa Fé. Produção que, embora feita nos estúdios da Vera Cruz, foi quase uma extensão do "TV de Vanguarda", célebre programa da TV Tupi dos anos 50. Às vezes precário, mas ajuda a comprovar a tese de Durst, segundo a qual a TV não pode evoluir verdadeiramente sem o cinema, e vice-versa.

MISTERIOSA PAIXÃO
Bandeirantes, 1h55.
(Devotion). EUA, 1995, 85 min. Direção: Rob Spera. Com Jane Daniels, Johnny Gardella. Depois de muito ser atormentada por estranhas visões de um homem, jovem bonita recorre a uma terapia de vidas passadas, a fim de reencontrar seus amantes passados. Aparentemente, o filme tenta provar que a imbecilidade não conhece limites.

SPARTACUS
Globo, 1h.
(Spartacus). EUA, 1960. Direção: Stanley Kubrick. Com Kirk Douglas, Laurence Olivier. O gladiador Spartacus lidera rebelião de escravos contra a classe dirigente da República Romana.

A SOMBRA DE UM PESADELO
SBT, 1h40.
(Kid). EUA, 1990, 91 min. Direção: John Mark Robinson. Com C. Thomas Howell, Sarah Trigger. Após presenciar assassinato dos pais, um garoto foge da cidade onde vivia e simplesmente desaparece. Anos mais tarde, volta para se vingar.

A CASA DO ESPANTO 3
SBT, 3h30.
(House 3 - The Horror Show). EUA, 1989, 110 min. Direção: James Isaac. Com Lance Henriksen, Brion James. Um policial e sua família são perseguidos por um criminoso maníaco que teria sido executado na cadeira elétrica.

A NOITE DO MEDO
SBT, 5h10.
(The Being). EUA, 1981, 81 min. Direção: Jackie Kong. Com Martin Landau, Jose Ferrer, Dorothy Malone. Depois de uma forte tempestade, um monstro, formado a partir de lixo nuclear, ataca pequena cidade.


TV PAGA
A 1ª explosão de Glauber

da Redação

"Barravento" (Bravo Brasil, 21h) é um filme herdado, que começou a ser rodado por Luís Paulino dos Santos, mas acabou nas mãos de Glauber Rocha.
Embora ainda não estivesse com a personalidade de todo definida, o talento já estava.
Glauber faz, possivelmente, algumas das mais belas imagens de pescadores jamais filmadas. No mais, já mostra seu espírito protestante e a desconfiança pelo povo, ao combater as crendices que confortam.
Stanley Kubrick não deixa por menos em "Glória Feita de Sangue" (MGM, 22h), ataque ao militarismo e à guerra, a partir do calcanhar de Aquiles dos generais e congêneres: a vaidade.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.