São Paulo, sexta, 6 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Jesus & Mary Chain voltam em shows secretos

Álvaro Pereira Júnior/Folha Imagem
Jim Reid canta em show da banda Jesus & Mary Chain em Pittsburgh, no festival Lollapalooza de 92, nos EUA


LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto interino da Ilustrada

O rock ainda tem jeito. Três apresentações secretas nos Estados Unidos entregam a volta à cena da grande banda britânica Jesus & Mary Chain, depois de mais de três anos longe dos palcos e dos discos.
Precursora do rock de guitarras da virada da década e liderada pelos irmãos escoceses Jim e William Reid, o J&MC influenciou gerações de bandas inglesas ao fazer, junto com o My Bloody Valentine, doces melodias amorosas sob uma parede de distorção absurda.
Sites da banda na Internet dão conta de que o J&MC deu um show acústico anteontem no clube Fez, em Nova York, em uma festa fechada, sem divulgação e só para convidados. Três dias antes, no domingo, o grupo dos irmãos Reid se apresentou no Garage, em Silver Lake, Los Angeles.
Os shows secretos do J&MC começaram no sábado, em Seattle, quando a banda tocou para 200 pessoas no clube Pandemonium.
As canções "I Hate Rock'n'Roll", "Reverence", "Never Understand" e outras inéditas que estarão no próximo álbum dos Reid fizeram parte da apresentação do grupo, que produziu barulho na terra de Kurt Cobain com três guitarras e uma bateria eletrônica, sob uma incessante fumaça de gelo seco que deixavam os músicos praticamente invisíveis.
Novo disco
De volta ao selo inglês Creation, casa de Primal Scream e Oasis, o Jesus & Mary Chain já tem gravado o próximo disco, que se chamará "Munki", um álbum duplo com 17 músicas.
O CD está previsto para ser lançado no Reino Unido no mês que vem. Nos EUA, a data de lançamento será 19 de maio, distribuído pela lendária gravadora Sub Pop.
A banda, que tem os Reid nas guitarras e ainda conta com o baixista/guitarrista Ben Lurie, está com baterista novo: Phil King, ex-Lush. Mas King não faz parte do disco, só devendo compor a banda no início da turnê, marcada para começar assim que o álbum novo chegar às lojas.
As informações são de que o novo CD do J&MC mescla som "informal" (ou seja, barulho) e "acústico", embora os três membros oficiais da banda usem guitarra elétrica.
Eis as faixas: "I Love Rock & Roll", "Birthday", "Stardust Remedy", "Fizzy", "Mo Tucker", "Perfume", Virtually Unreal", "Degenerate", "Cracking Up", "Commercial", "Supertramp", "Never Understand", "I Can't Find the Time", "Man on the Moon", "Black", "Dream Lover" e "I Hate Rock'n'Roll".
A canção "Perfume" terá a participação nos vocais de Hope Sandoval, da banda Mazzy Star. Também a irmã de Jim e William Reid cantará na música "Mo Tucker".
Agora no final de março, o guitarrista William Reid lançará na Inglaterra seu primeiro trabalho solo, "Tired of Fucking", um EP com quatro músicas gravadas durante as sessões do álbum "Munki", dos Mary Chain.
O Jesus & Mary Chain comparece ainda com uma faixa sua, "Darklands", remixada no recém-lançado single "If They Move, Kill 'em", da banda Primal Scream. O líder do Primal Scream, Bobby Gillespie, foi um dos fundadores do Jesus & Mary Chain, onde tocou bateria.
O Jesus & Mary Chain, que já tocou no Brasil em junho de 1990, teve seu primeiro álbum lançado em 1985, "Psychocandy". A última produção de estúdio da banda foi o CD "Hate Rock'n'Roll", de 1995.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.