São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV e publicitários erram o alvo

da Reportagem Local

O cruzamento de dados da pesquisa TVer/CPM Market Research e do Ibope levam o grupo TVer a dizer que a programação e a publicidade de TV precisarão mudar, para recuperar audiência.
"Os publicitários e os programadores estão com o "target" errado", diz a coordenadora Marta Suplicy. "Se continuarem tentando vender produtos do jeito que fazem hoje, não vão conseguir. Não vão conseguir que a mulher se identifique com seus produtos."
Na pesquisa TVer, 84% das entrevistadas de classe A/B e 72% de classe C (as únicas faixas cobertas) disseram que a TV mostra uma imagem que não é a da mulher brasileira real. Para 59%, a programação não tem a ver com a própria entrevistada -a mulher que trabalha fora, em especial, não encontra programas voltados a ela.
"Os resultados da pesquisa mostram a vontade de uma programação mais direcionada à mulher, de horários nobres reservados à mulher", diz o psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli.
Para Suplicy, a constante queda na audiência feminina na última década, apontada pelo Ibope, mostra que "as cabeças que pensam a TV não captaram a transformação da mulher na rapidez com que ela aconteceu".
"A TV ainda se remete à mulher dos anos 60", diz. "Era uma TV para a dona-de-casa. Hoje, 40% da força de trabalho são mulheres, contra 14% na época. A TV vai ter que se repensar e levar programas para a mulher que trabalha." (NS)


Texto Anterior: Grupo iniciou pressão em 97
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.