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TV e publicitários erram o alvo
da Reportagem Local
O cruzamento de dados da pesquisa TVer/CPM Market Research
e do Ibope levam o grupo TVer a
dizer que a programação e a publicidade de TV precisarão mudar,
para recuperar audiência.
"Os publicitários e os programadores estão com o "target" errado",
diz a coordenadora Marta Suplicy.
"Se continuarem tentando vender
produtos do jeito que fazem hoje,
não vão conseguir. Não vão conseguir que a mulher se identifique
com seus produtos."
Na pesquisa TVer, 84% das entrevistadas de classe A/B e 72% de
classe C (as únicas faixas cobertas)
disseram que a TV mostra uma
imagem que não é a da mulher brasileira real. Para 59%, a programação não tem a ver com a própria
entrevistada -a mulher que trabalha fora, em especial, não encontra programas voltados a ela.
"Os resultados da pesquisa mostram a vontade de uma programação mais direcionada à mulher, de
horários nobres reservados à mulher", diz o psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli.
Para Suplicy, a constante queda
na audiência feminina na última
década, apontada pelo Ibope,
mostra que "as cabeças que pensam a TV não captaram a transformação da mulher na rapidez com
que ela aconteceu".
"A TV ainda se remete à mulher
dos anos 60", diz. "Era uma TV para a dona-de-casa. Hoje, 40% da
força de trabalho são mulheres,
contra 14% na época. A TV vai ter
que se repensar e levar programas
para a mulher que trabalha."
(NS)
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