São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO - CRÍTICA
MTV Brasil deve dar ao público aquilo que ele não sabe que quer

ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

"Infiltrada na sua pele; mais Brasil; múltipla; única". Cheia de auto-elogios e adjetivos, a nova programação da MTV estreou no último domingo, tentando retomar o fôlego comercial e artístico.
As reclamações eram gerais -ao que parece, ninguém conseguia assistir ao que queria. Do outro lado, de alguns anos para cá, a juventude brasileira deixou-se encantar mais pelo pagode e pelo axé que pelo rock americano. Agora, a MTV anuncia que fala "a sua língua".
E era só olhar para os lados. Outros núcleos "jovens" como o "H", o programa de Serginho Groisman e até a parte musical da Xuxa já haviam se rendido: os novos astros do samba dão muito mais audiência que os jovens roqueiros.
Restou à MTV virar mesmo a Eme-Tevê. A nova "brasilidad" da emissora oferece então um olhar mais generoso aos artistas de samba, mas também mais espaço aos nomes da MPB e mesmo do rock Brasil. Agora, fala-se português.
E também toca "bunda music", como batizou a mídia carioca. Tem vinheta de bunda, clipe de bunda, entrevista com bunda. "Balança a bundinha", canta a Cheiro de Amor. Não é isso que os desocupados adolescentes querem ver? Ou o Skank teria estourado sem o clipe de "Garota Nacional"? O público feminino da MTV fica, por sua vez, com a enxurrada de grupos tipo Backstreet Boys, que tomam conta da programação vespertina.
As "cabeças" dos clipes ganham mais temperatura e mobilidade, já que os VJs podem ficar sentados. Como opção ao jornalismo, Marina Person resolve bem ali mesmo, nos modernos computador e cenários. "VJ por um Dia" solta Casé e acerta. O "Quiz" ainda entedia e explora pouco Adriane Galisteu.
Ainda está faltando -e fazendo falta- a presença de Fabio Massari, que cuidava e apresentava um dos melhores programas da velha MTV, o "Lado B", que parece que não deu conta e pediu férias.
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas queremos mais novidades. Menos baba e mais surpresas, mais clipes renovadores que nos façam ligar a MTV, independente da faixa etária ou do gênero favorito, para ver o que acontece no mundo. Sabemos o que o povo quer, resta dar ao público o que ele não sabe que quer.


Texto Anterior: Outro Canal: Tiazinha toma "banho" de interpretação
Próximo Texto: Artigo: Tiazinha vai ser sexóloga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.