São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Autores brasileiros como Paulo Coelho e Fernando Morais são destaque
Feira de Coimbra termina dia 16

especial para a Folha, em Coimbra

A procura por títulos mais recentes e pelos primeiros sucessos editoriais de Paulo Coelho não surpreende os responsáveis pelo estande da editora Pergaminho, na 17ª Feira do Livro de Coimbra, cidade a 204 km de Lisboa.
Para a estudante Ana Manuela Azevedo, 21, é o estilo fácil e envolvente do autor de "O Alquimista" que chama a atenção dos leitores.
Em meio a manuais e livros técnicos -jurídicos, de sociologia e filosofia, voltados principalmente ao filão estudantil da secular universidade- , aparecem obras de autores brasileiros menos metafísicas que as de Coelho. É o caso de João Ubaldo Ribeiro, com dois títulos, Carlos Drummond de Andrade (com "Farwell") e Fernando Morais, representado com o seu "Olga", vendido aqui em edição a um preço reduzido (o equivalente a R$ 5,00).
Instalada desde o dia 31 de março no centro da cidade, na praça da República, e próximo à Universidade de Coimbra, a exposição reúne títulos de pelo menos cem editoras portuguesas e estende-se até o próximo dia 16. A entrada é franca.
Dividida em estandes bem distintos, a feira oferece ao público títulos tão diferentes quanto pouco conhecidos, com temas sobre automóveis, história, arte culinária, ocultismo, esportes, meio ambiente, animais domésticos e até um estudo sociológico a respeito das nádegas.
Ambiente poético
O programa de animação cultural e recreativa preparado pela comissão organizadora da feira reserva para a poesia um papel importante. A maioria das atividades terá lugar em espaço anexo à enorme tenda montada no centro da praça para abrigar a exposição. Nele acontecerão recitais de poesia, palestras e apresentações de música e danças típicas da região.
Ao lado de autores como José Fanha, Madalena Alarcão e José Manuel Canavarro -presenças confirmadas nos eventos-, um dos organizadores, Mateus Barreirinhas, espera o comparecimento de outros escritores, como Manuel Alegre e José Saramago (Prêmio Nobel). Segundo ele, houve dificuldade em contactá-los em razão de compromissos que tinham com a Feira do Livro de Paris.
Completam o ambiente poético das tardes e noites da Feira do Livro de Coimbra -além dos recitais de poesia- palestras como "Sala Poética" (dia 8), a poesia de Abel Neves declamada pela Companhia de Teatro Escola da Noite (dia 14) e o debate "Encontros do Caos" (dia 15).
(JEFFERSON RODRIGUES)


Texto Anterior: Televisão: "Seinfeld" é tema de ensaios filosóficos
Próximo Texto: No Rio: Sinfonia do irmão de Henfil e Betinho é apresentada no BNDES
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.