São Paulo, sexta-feira, 06 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Espetáculo, que será gravado em DVD e VHS, terá transmissão ao vivo pela Internet, dia 22, e reestréia hoje, às 21h

"Cacilda!" celebra 80 anos da atriz-mito

DA REPORTAGEM LOCAL

A ariana Cacilda Becker (1921-69) completaria hoje 80 anos. A efeméride levou o grupo Oficina Uzyna Uzona a cravar a reestréia de "Cacilda!" para esta data.
É a segunda peça do Festival Teatro Oficina, projeto que prevê a remontagem e gravação em DVD e VHS de nove peças encenadas durante os anos 90. "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, foi a primeira, no mês passado.
Agora, é a vez de o diretor José Celso Martinez Corrêa se debruçar sobre a "tragicomédiaorgya", como define a peça de sua autoria que trata da atriz-mito.
"Cacilda!" volta praticamente com o mesmo elenco de 98, quando encabeçou a lista de prêmios da APCA, Apetesp e Shell. Bete Coelho protagoniza as várias Cacildas do primeiro ato (Cacilda, Cacilda Menina, Cacilda Borboleta Negra, Cacilda Gaivota etc). Leona Cavalli conduz o segundo ato, com Cacilda Arkadina, Cacilda Mary Stuart, Cacilda Nova York etc.
"Duas Cacildas belas-diferentes: a de Bete Coelho, demasiadamente humana, phogosa, diva etherna nascida do século 19, poderosa e atual dançando o primeiro ato, e a estrela de Leona Cavalli no corpo sem órgãos do segundo, borbulhando champanhe", escreve Zé Celso, 63, no programa para o espetáculo.
Lígia Cortez interpreta a mãe, dona Alzira, e Iara Jamra (Dirce) e Mika Lins (Cleyde Yáconis), as irmãs. Assumem ainda outros papéis, como todos em cena.
Marcelo Drummond (Walmor), Renée Gumiel (dona Ofélia), Flávio Rocha (Cuca Menino de Godot), Sylvia Prado (Irmã de Criação) e Fransérgio Araújo (Deus da Morte) também integram o elenco. O próprio Zé Celso surge como Avô Pedro Eugênio Kusnet e Flávio de Carvalho.
"Cacilda!" faz um recorte biográfico, como a relação familiar, a sobrevivência na condição de artista, o casamento com o ator Walmor Chagas e o último papel da carreira -o Estragon de "Esperando Godot", de Samuel Beckett, quando saiu de cena com o chapéu-coco para entrar em coma e morrer vítima de aneurisma cerebral dias depois.
"Cacilda" será gravada pela equipe do cineasta Tadeu Jungle nos próximos dias 21 e 22. No segundo dia (22/4), o espetáculo será transmitido ao vivo pela TV UOL. A duração de três horas e 40 minutos será mantida tanto em DVD como na Internet. (VALMIR SANTOS)


Peça: Cacilda!
Texto e direção: José Celso Martinez Corrêa
Com: Oficina Uzyna Uzona (Marco Piantã, Elisete Jeremias e outros)
Quando: reestréia hoje, às 21h; sáb. e dom., às 20h. Até 29/4
Onde: teatro Oficina (r. Jaceguai, 520, Bela Vista, tel. 0/xx/11/3106-2818)
Quanto: R$ 10 (dias 21 e 22/4, R$ 1) Patrocinador: Petrobras




Texto Anterior: Inscrições para oficinas do CCSP acabam hoje
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Piano a quatro mãos com a prima proibida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.