São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Heróis do esquecimento

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Cada vez mais os gibis estão associados ao cinema. E não, naturalmente, os gibis tipo Barbarella ou Valentina, pois a tendência do cinema é ao infantilismo e apenas por isso se dá tanto destaque a esse tipo de transposição.
Algumas exceções, no entanto, merecem ser notadas, como o recente "Homem-Aranha 2" (o primeiro já era bem OK). Mas os paradigmas dessa operação, que consiste em se apoiar publicitariamente nesses heróis infanto-juvenis para deles extrair decorrências outras, ainda são "Batman" e, sobretudo, "Batman, o Retorno".
Hoje, o Cinemax passa este último, às 19h45. O filme de Tim Burton tem 13 anos, mas, a cada vez que o vemos, ele destila novos significados, enquanto outros super-heróis seguem, céleres, para o esquecimento.

TV ABERTA

O Mundo das Spice Girls
Record, 14h20.
(Spice World). EUA, 1998, 89 min. Direção: Bob Spiers. Com Richard E. Grant, Spice Girls. O filme acompanha a (suposta) tentativa de filmagem de um documentário sobre as garotas do famoso conjunto musical britânico. Ou antes, desse conjunto que já foi famoso. Isto é, a emissora exibe uma espécie de antigüidade, embora feita há poucos anos.

Fuga de Atlântida
Globo, 15h45.
(Escape from Atlantis). EUA, 1997. Direção: Strathford Hamilton. Com Jeff Speakman, Breck Wilson. Matt é um homem separado e tem três filhos adolescentes. Após vários problemas, Matt resolve juntar a família para uma viagem de navio e melhorar o relacionamento familiar. No navio, a guarda costeira tenta avisar que um furacão se aproxima, mas Adam não escuta, pois o rádio falha.

Quatro Casamentos e Um Funeral
Record, 22h15.
(Four Weddings and a Funeral). EUA, 1994, 118 min. Direção: Mike Newell. Com Hugh Grant, James Fleet. No casamento de um amigo, um homem que tem dificuldade de assumir relacionamentos conhece uma americana por quem se apaixona.

Intercine
Globo, 1h50.
Disputam a preferência dos votantes, para quarta, o italiano "Nós que Nos Amávamos Tanto" (1974, de Ettore Scola, com Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli) e "Servindo em Silêncio" (1994, de Jeff Bleckner, com Glenn Close, Judy Davis).

Rebeldes da Academia
SBT, 3h.
(Up the Academy). EUA, 1980, 87 min. Direção: Robert Downey. Com Wendell Brown, Tom Cietera, Ralph Macchio. Adolescente rebelde junta-se a outros adolescentes rebeldes de colégio linha dura. Quem segura um bando de adolescentes rebeldes de comédia? Só para São Paulo.

Um Assassino na Cidade
Globo, 3h55.
(Mousey). EUA, 1974, 85 min. Direção: Daniel Petrie. Com Kirk Douglas, Jean Seberg, John Vernon. Desprezado por seus alunos, traído pela mulher (agora ex-mulher) e separado de seu filho (que ela diz não ser seu filho), Kirk Douglas planeja sua vingança. Elenco forte em filme feito para TV.

Julian Po - O Contador de Mentiras
SBT, 4h15.
(Julian Po). EUA, 1997, 84 min. Direção: Alan Wade. Com Christian Slater, Robin Tunney, Cherry Jones, Michael Parks. Slater faz Julian, que o acaso leva a uma pequena cidade, na qual não gostam de forasteiros. Ele revela ao povo local que está lá para se suicidar. Isso faz mudar inteiramente a disposição das pessoas em relação a ele. Apesar de tudo, comédia. Só para São Paulo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Papa argentino pensa que é Deus!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.