São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

RENATO ARAGÃO, comediante
Carequinha foi um mito. Saiu do picadeiro e foi para o cinema, a música. Alegrou gerações e ficará eterno

CARLOS MANGA, dirigiu Carequinha na TV e no filme "O Palhaço, O Que É?" (1960)
Como é um palhaço? Carinhoso, meigo, simples, romântico, engraçado, leve. Carequinha era isso. Passou a vida fazendo as crianças sorrirem, e cumpriu muito bem sua missão

ROGER AVANZI, o palhaço Picolino II, do Circo Nerino
O circo está de luto. Do Carequinha a gente só tem que falar bem das grandes coisas que ele fez na profissão, além de ter sido um pai de família exemplar. Em casa, tenho uma foto em que aparecemos eu, o Arrelia, o Torresmo, o Chicharrão, o Piolin e o Carequinha. Batizei a foto de "Éramos Seis".

VERÔNICA TAMAOKI, autora do livro "Circo Nerino"
É o fim de uma época. Carequinha era um dos últimos palhaços tradicionais de circo, acrobático. Para mim era particularmente importante porque foi o palhaço da minha infância. Pessoalmente era um homem típico de sua geração, sempre muito bem vestido e educado, um "gentleman"

ERMINIA SILVA, pesquisadora de história do circo
Carequinha era a representação do que significa o artista circense e a própria linguagem do circo na história cultural do Brasil. Vindo de uma família circense tradicional, ele teve uma formação completa sob a lona. E se inseriu nas várias expressões de sua arte: gravou disco, fez rádio e televisão etc. Sua trajetória de vida é a expressão de sua importância

CLÁUDIO THEBAS, o palhaço Olímpio, autor de livros infantis
Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em 2002. Ele era uma pessoa cheia de energia, com muito orgulho de sua carreira. Na despedida, perguntei a ele como sair de São Gonçalo, onde ele vivia. Ele disse que logo na esquina ficava o cemitério, tão perto que iria para lá andando quando morresse. Até a morte ele encarava como palhaço.


Texto Anterior: Artes cênicas: Morre, aos 90 anos, o palhaço Carequinha
Próximo Texto: Análise: Carequinha foi mais que engraçado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.