São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



ORIENTE MÉDIO Cinema dos EUA volta à televisão iraniana




das agências internacionais

O cinema norte-americano, proibido no Irã como símbolo da cultura ocidental decadente, volta a ser exibido na televisão do país, o que estava proibido desde a Revolução Islâmica de 1979.
Depois do início das celebrações do ano novo no país, em 21 de março, as cinco redes públicas de televisão exibiram uma dúzia de produções norte-americanas dos anos 70 e 80.
Algumas comédias, especialmente obras de Charlie Chaplin e Buster Keaton, já eram exibidas no Irã, mas filmes norte-americanos e europeus recentes estavam até recentemente proibidos de serem exibidos nas telas iranianas. Este ano, os telespectadores iranianos puderam assistir filmes como "E.T., o Extraterrestre" e "Robocop".
A abertura do regime iraniano do presidente Mohammad Khatami responde a críticas contra a austeridade dos programas da TV pública. Antes disso, os cinéfilos iranianos tinham de recorrer ao mercado negro para assistir a filmes com "Titanic", que tem cópias de má qualidade disseminadas no país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.