São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Território Comanche

da Redação

Há muito a profissão do jornalista tem fascinado cineastas e espectadores. Não à toa, existem muitos filmes sobre o assunto, como "Os Gritos do Silêncio", "Salvador, o Martírio de um Povo" e "Reds".
Em uma época na qual as guerras são transmitidas pela TV, quase ao vivo -vide a do Golfo-, os jornalistas têm virado como que estrelas. É natural que a vida de jornalistas, principalmente televisivos, em batalhas seja tão interessante quanto os filmes sobre a própria guerra.
"Território Comanche", de Gerardo Herrero, mostra a vida de jornalistas da TV espanhola durante a Guerra da Bósnia. Baseado no livro homônimo, do espanhol Arturo Pérez-Reverte, jornalista da TVE, o filme mostra a rivalidade entre repórteres para conseguir a melhor história.
A bem-sucedida Laura é enviada a Sarajevo e se junta aos colegas Mikel, também repórter, e José, cinegrafista.
É a primeira guerra de Laura, e a enésima de seus companheiros. Logo de cara, se estabelece um relacionamento de rivalidade entre os três. Enquanto Mikel se dedica a matérias mais factuais, sobre batalhas e mortos, Laura deseja buscar o lado humano da guerra.
Mostrando o sofrimento do povo, Laura acaba apelando para o sensacionalismo. Ela não se constrange em exibir as imagens de um franco-atirador metralhando pessoas na rua, por exemplo.
Confrontando os pontos de vista de cada um dos dois jornalistas, "Território Comanche" questiona a ética da profissão e provoca o espectador, que discute a sua própria conduta frente à TV.

Filme: Território Comanche Produção: Espanha, 1997 Direção: Gerardo Herrero Com: Imanol Arias, Carmelo Gómez, Cecilia Dopazo, Gastón Pauls, Bruno Todeschini Lançamento: Europa (011/7295-7020)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.