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MÚSICA
Músico atuou nos bastidores
PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL
Waly Salomão tornou-se figura importante para a geração tropicalista, ainda que mais
dos bastidores, após a partida de
Caetano Veloso e Gilberto Gil para o exílio em Londres, em 1969.
Exilados os líderes, passou a agir
por trás de Gal Costa, que se tornava, por sua influência, musa do
pós-tropicalismo e porta-voz da
ausência de Caetano e Gil.
Aí se deu o momento máximo
de Salomão na MPB: a direção do
show "Fatal" (71). O poeta ainda
era co-autor, com Jards Macalé,
de dois dos grandes momentos de
"Fatal": "Mal Secreto" e, sobretudo, "Vapor Barato".
No ano seguinte, Salomão foi
um dos parceiros de Macalé em
seu álbum de estréia. A conexão
se estendeu ao álbum seguinte,
"Aprender a Nadar" (74).
Maria Bethânia aderiu à poesia
de Salomão, gravando também
em 72 "Anjo Exterminado", outra
da parceria com Macalé.
Em 76, Salomão compôs "Tarasca Guidon" para os Doces Bárbaros. A partir daí se abriu a parceria Waly-Caetano, que rendeu
sucessos de Bethânia como "A
Voz de uma Pessoa Vitoriosa"
(78), "Mel" (79), "Talismã" (80) e
"Olho d'Água" (92).
Compôs nos 80 parcerias menos bem-sucedidas com Gilberto
Gil, gravadas por ele ou por Gal
(como "O Revólver do Meu Sonho", de 84, que tinha também o
jovem Frejat como parceiro).
Começava aí um flerte com a
nova geração pop-rock -com
Lulu Santos compôs "Assaltaram
a Gramática", que os Paralamas
do Sucesso lançaram em 84. Navegando na vanguarda paulistana, compôs "Zé Pelintra" (88),
com e para Itamar Assumpção.
Na new wave "Grafitti", lançada
por Caetano em 84, surgia novo
parceiro, o poeta Antonio Cícero.
Com ele Salomão iniciou trabalho
intermitente, mas constante, que
rendeu composições para um disco inteiro de João Bosco, "Zona de
Fronteira" (91).
Ensaiou, em 90, uma breve reaproximação com Gal Costa,
atuando na concepção de "Plural". Seus últimos trabalhos com
MPB foram de parceria com cantoras da geração 90. Compôs com
Adriana Calcanhotto "A Fábrica
do Poema" (94) e "Pista de Dança" (98) e produziu para Cássia
Eller o disco e o show "Veneno
Antimonotonia" (97).
Uma de suas últimas composições gravadas foi "Cobra Coral",
que o parceiro Caetano gravou no
disco "Noites do Norte" (2000).
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