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São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2003

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MÚSICA

Músico atuou nos bastidores

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Waly Salomão tornou-se figura importante para a geração tropicalista, ainda que mais dos bastidores, após a partida de Caetano Veloso e Gilberto Gil para o exílio em Londres, em 1969. Exilados os líderes, passou a agir por trás de Gal Costa, que se tornava, por sua influência, musa do pós-tropicalismo e porta-voz da ausência de Caetano e Gil.
Aí se deu o momento máximo de Salomão na MPB: a direção do show "Fatal" (71). O poeta ainda era co-autor, com Jards Macalé, de dois dos grandes momentos de "Fatal": "Mal Secreto" e, sobretudo, "Vapor Barato".
No ano seguinte, Salomão foi um dos parceiros de Macalé em seu álbum de estréia. A conexão se estendeu ao álbum seguinte, "Aprender a Nadar" (74).
Maria Bethânia aderiu à poesia de Salomão, gravando também em 72 "Anjo Exterminado", outra da parceria com Macalé.
Em 76, Salomão compôs "Tarasca Guidon" para os Doces Bárbaros. A partir daí se abriu a parceria Waly-Caetano, que rendeu sucessos de Bethânia como "A Voz de uma Pessoa Vitoriosa" (78), "Mel" (79), "Talismã" (80) e "Olho d'Água" (92).
Compôs nos 80 parcerias menos bem-sucedidas com Gilberto Gil, gravadas por ele ou por Gal (como "O Revólver do Meu Sonho", de 84, que tinha também o jovem Frejat como parceiro).
Começava aí um flerte com a nova geração pop-rock -com Lulu Santos compôs "Assaltaram a Gramática", que os Paralamas do Sucesso lançaram em 84. Navegando na vanguarda paulistana, compôs "Zé Pelintra" (88), com e para Itamar Assumpção.
Na new wave "Grafitti", lançada por Caetano em 84, surgia novo parceiro, o poeta Antonio Cícero. Com ele Salomão iniciou trabalho intermitente, mas constante, que rendeu composições para um disco inteiro de João Bosco, "Zona de Fronteira" (91).
Ensaiou, em 90, uma breve reaproximação com Gal Costa, atuando na concepção de "Plural". Seus últimos trabalhos com MPB foram de parceria com cantoras da geração 90. Compôs com Adriana Calcanhotto "A Fábrica do Poema" (94) e "Pista de Dança" (98) e produziu para Cássia Eller o disco e o show "Veneno Antimonotonia" (97).
Uma de suas últimas composições gravadas foi "Cobra Coral", que o parceiro Caetano gravou no disco "Noites do Norte" (2000).


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