São Paulo, Quinta-feira, 06 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como dividir um ator ao meio

da Agência Folha, em Belo Horizonte

Nos últimos dez meses, os atores do Grupo Galpão tentaram partir um ator ao meio de várias formas: cortado horizontalmente, verticalmente e lateralmente.
Durante as ausências de Cacá Carvalho, que esteve envolvido com as gravações da novela "Torre de Babel" no Rio no ano passado, os atores e técnicos do Galpão faziam experiências inusitadas, que eram avaliadas quando o diretor tinha tempo de ir a Belo Horizonte.
Para dividir o ator, foram utilizados tambores de lata, efeitos de cenário e de iluminação e até caixas semelhantes às de um violoncelo que se encaixavam no corpo e obrigavam o ator a se movimentar com rodinhas.
Desde o início, porém, ficou claro que a divisão em lados distintos era a mais viável, porque seria muito difícil para o ator interpretar só com a parte de baixo do corpo.
O texto original de Italo Calvino recebeu ainda várias adaptações. Foi ensaiado em um parque de diversões, em um canteiro de obras e até em um açougue. Para cada tentativa, o grupo montava todo o cenário, usando objetos verdadeiros ou de papelão. (CHS)


Texto Anterior: Teatro: Grupo Galpão parte atores pela metade
Próximo Texto: Ópera: Índios da Amazônia participam de peça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.