São Paulo, sexta, 6 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA BRASILEIRO
Lucy Barreto diz que errou ao batizar 'Jonas'
Produtora de 'O Que É Isso...' admite erro

free-lance para a Folha

Diante da polêmica em torno do filme "O Que É Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto, a produtora Lucy Barreto disse à Folha que cometeu um erro ao chamar o personagem vivido por Matheus Natchergaele de "Jonas".
"Faço aqui um 'mea culpa' de que, como produtora do filme, foi um erro chamar aquele personagem de 'Jonas'", afirmou Lucy, durante as filmagens de "Bela Donna", no Ceará.
Jonas (codinome do operário Virgílio Gomes da Silva) é o "companheiro" que comanda o sequestro do embaixador norte-americano, Charles Elbrick.
"Aquele personagem definitivamente não era o Jonas verdadeiro, mas uma soma de personalidades de vários integrantes da esquerda na época (1969). Deveríamos ter dado outro nome", disse a produtora do filme.
Lucy também afirmou desconhecer a posição da família de Virgílio, que pretende processar a produtora L.C. Barreto por danos morais.
"Nossa família se sentiu muito ofendida com a caracterização do personagem", afirmou Vladimir Gomes, 36, filho de Virgílio.
"Mesmo que o nome fosse outro, aquele personagem continuaria sendo o meu pai, porque as funções que ele tinha eram as mesma do Virgílio."
"Em relação a um possível processo, não há com que se preocupar, já que o letreiro que é exibido no início do filme deixa bem claro que trata-se de uma obra de ficção", disse Lucy.
(MARCELO NEGROMONTE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.