São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leibovitz foi "a" fotógrafa

Reprodução
Edição lançada na ocasião da morte de John Lennon; essa foi a última foto do cantor antes de ser assassinado


da Reportagem Local

Annie Leibovitz pode ser considerada a fotógrafa por trás das lentes que registraram os artistas mais importantes dos 30 anos de "Rolling Stone".
Estudante de arte em San Francisco, Leibovitz entrou para o elenco da revista em 1970. Ela apresentou seus trabalhos feitos em uma viagem de um ano a Israel. Em pouco tempo, ela alcaçaria o posto de segunda fotógrafa da publicação norte-americana.
Sua primeira capa, em junho de 1970, mostrava uma manifestação contra a Guerra do Vietnã. Ela ficou como funcionária fixa da revista até 1983, fazendo posteriormente diversos trabalhos esporádicos.
Sua última foto de capa foi publicada em novembro de 1983, com o ator Matt Dillon.
Na edição de 15 de dezembro de 1977, Leibovitz chegou a receber uma homenagem da revista -na edição especial de dez anos de aniversário da "Rolling Stone"- com 50 páginas de seus melhores retratos.
Mas, apesar do sucesso, seu talento já foi questionado por muitos colegas de profissão.
Entre as críticas, eles alegavam ser fácil fazer boas fotos quando se tem acesso a personalidades como o boxeador Muhammad Ali, os artistas Bob Marley, Mick Jagger, Bruce Springsteen, Diana Ross, Elton John e os grupos Beach Boys e The Who.
Mas isso era inveja. O maior momento de Leibovitz foi certamente um dos mais trágicos: a foto de John Lennon pelado na cama abraçado a Yoko Ono, tirada em 1981. Essa foi a última fotografia do cantor antes de ser assassinado. Estava prevista uma foto dele sozinho, mas Lennon fez questão de Ono ao seu lado.
Horas depois, o cantor era assassinado em Nova York. "Assim que cheguei à redação da revista, estavam preparando uma capa com uma foto sua em "close'. Disse: "Jann (o editor), prometi a John que a capa seria com ele e Yoko'. Eu disse que era a última promessa", conta Leibovitz no livro. (LF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.