São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça vê Oriente sem estereótipos

DA REPORTAGEM LOCAL

Pina Bausch e sua companhia, o Tanztheater Wuppertal, já participaram do Festival de Avignon três vezes.
O jardim do Palácio dos Papas foi um dos primeiros espaços abertos à coreógrafa alemã -a primeira vez, em 1981, muito ajudou a tornar seu trabalho reconhecido internacionalmente.
Bausch não foi a criadora da dança-teatro, mas seu nome virou sinônimo desse conceito. Hoje ela é apontada como uma das maiores influências das artes cênicas no século 20.
O espetáculo "O Limpador de Vidraças" foi criado em 1997, por meio de uma co-produção com o festival de artes de Hong Kong.
É um dos mais impressionantes espetáculos da coreógrafa pois reúne o vigor dramático de suas peças, a grandiloquência de seus cenários (desta vez uma montanha de flores vermelhas de 6 metros que caminha pelo palco) e um novo sopro de alegria, graças à entrada de vários jovens bailarinos na companhia.
Da mesma forma que em suas peças sobre cidades, "O Limpador..." foi fruto de três meses de pesquisa de todo o Tanztheater Wuppertal em Hong Kong.
Daí as flores vermelhas, que caem das árvores no outono na cidade oriental.
Bausch e seus bailarinos criam os espetáculos a partir do que vêem e do que sentem, e as peças tornam-se um cartão postal subjetivo de cada cidade.
Para nossa sorte, a coreógrafa pretende criar sua nova peça sobre o Brasil ainda neste ano.
No caso de "O Limpador...", a companhia criou um visão do Oriente sem estereótipos, com uma representação lírica e repleta de humor.
A coreógrafa costuma afirmar que "dança não precisa de explicações", mas, singelamente, procura justificar de onde vem o romantismo da peça: "Talvez as flores contribuíram para trazer felicidade". (FCy)


Texto Anterior: Teatro: Mais de 50 espetáculos povoam Avignon
Próximo Texto: Teatro: Eva Wilma e Eunice Muñoz dão a palavra a Capitu e Maria Eduarda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.