São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2008

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Pane marca vendas para shows de João Gilberto

Ingressos para SP podiam ser comprados apenas pela internet e por telefone

Site da Ticketmaster fica fora do ar por mais de uma hora e call center só dá ocupado; na volta do serviço, entradas se esgotam em poucos minutos


DA REPORTAGEM LOCAL

João Gilberto é conhecido por seu elevadíssimo grau de exigência técnica em suas apresentações. Sorte do baiano que ele não precisa comprar ingressos para seus próprios shows porque, se passasse pelos transtornos a que seus fãs foram submetidos ontem, ia se enfurecer como nunca.
A busca por uma entrada para os dois shows que o artista faz em São Paulo nos dias 14 e 15/8, no Auditório Ibirapuera (806 lugares por dia) foi confusa devido à pane do site e dos telefones da Ticketmaster, pelos quais se realizavam as vendas. Não houve venda em bilheteria, e cada pessoa podia comprar dois ingressos. O espetáculo, uma homenagem aos 50 anos da bossa nova, é patrocinado pelo banco Itaú.
Ontem, às 10h em ponto, hora marcada para o início das vendas, o site já estava fora do ar, com um aviso de "serviço indisponível". Os telefones começaram a ficar ocupados pelo menos meia hora antes. A Folha tentou comprar ingressos usando cinco aparelhos de telefone e sete computadores simultaneamente. Por mais de uma hora, o telefone permanecia ocupado, e as compras pelo site não se completavam. Um dos telefonemas foi atendido, mas ficou 48 minutos com a música de espera por atendimento. A ligação foi desligada, após a Folha receber da assessoria a informação de que os ingressos haviam se esgotado.
Às 10h55 surgiu o primeiro reconhecimento oficial do problema, por meio da assessoria de imprensa do evento: a Ticketmaster estava com "um problema no sistema" -suas causas não foram informadas.
Pouco depois das 11h, o site começou a funcionar, mas aí os ingressos se esgotaram em velocidade espantosa: às 11h15, havia entradas para ambos os dias; oito minutos depois, não havia mais nada. Segundo a assessoria, os ingressos se esgotaram em uma hora e 23 minutos. A reportagem conseguiu comprar três, dois para quinta e um para sexta. Só teve acesso aos mais caros, de R$ 360, pois os de R$ 30 estavam esgotados.
Ainda assim, os problemas não terminaram. Não era possível escolher assentos -ou seja, várias pessoas que pagaram pelo ingresso mais caro vão se sentar, sem ter opção, a centímetros de quem pagou R$ 30.
Em segundo lugar, após a conclusão do processo de compra com cartão de crédito no site, o comprador recebia uma mensagem que dizia que o "pedido" havia sido recebido, mas que a compra "ainda não foi confirmada" porque estava "sujeita a confirmação do pagamento do cartão de crédito e a disponibilidade de lugares ou produtos em nosso sistema".

Outro lado
Carlos Martins, sócio da Dueto, produtora do evento, disse à Folha que o site "sofreu uma pane qualquer". "Parece que o site deles aceita 300 mil acessos por dia, e a procura foi uma loucura, todas as compras foram lentas. Nem a Monique [Gardenberg, produtora do show] conseguiu comprar."
A reportagem encaminhou à Ticketmaster cinco perguntas sobre a pane, que não foram respondidas até o fechamento desta edição. A empresa se manifestou em nota oficial, na qual dizia que "devido ao grande número de interessados (...) houve espera no atendimento de algumas pessoas".
Não houve comentários sobre a pane no site nem sobre a incerteza quanto ao lugar dos que conseguiram fazer o pedido de compra. A Dueto afirmou que iria aguardar resposta da Ticketmaster para decidir se altera esquema de vendas para os shows em dupla de Caetano Veloso e Roberto Carlos. O início das vendas foi anunciado para 14/8, a partir das 10h, também só por site e telefone.


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