São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Eduardo Knapp/Folha Imagem

Luis Fernando Verissimo saboreia a literatura na biblioteca do bar e restaurante do hotel Pergamon, que leva o nome do clã bom de prosa: o Verissimo, com comida francesa; a coleção de livros, coisa fina, foi compilada por Pedro Corrêa do Lago e tem até peças em alemão e uma relíquia: uma das primeiras edições de "Os Sertões", de Euclides da Cunha

Guerra dos sexos

Uma tese da psicologia experimental da USP promete sacudir o feminismo: "As Diferenças de Estratégias de Seleção de Parceiros: Sexo Casual x Relacionamento de Longa Duração", da professora Lucila Souza Campos, analisa por meio dos classificados de jornais como homens e mulheres se interessam uns pelos outros.

No seu mestrado, Lucila analisou mil anúncios para descobrir que tipos eles e elas buscavam para um relacionamento sério. Agora, no doutorado, ela quer saber como eles se escolhem para uma transa eventual.

Ela observou que os humanos têm os mesmos critérios de avaliação de outros mamíferos. Não estranhe, portanto, se ele se gabar do carrão ou do emprego: é como um pavão que exibe a cauda. Elas, por sua vez, têm de mostrar certo recato e se deixar impressionar. O senso comum de nossas avós estava certo.

ELES QUEREM...
...provar que podem cuidar delas. Para sexo casual, se empenham mais: de 407 anúncios querendo uma transa, 33 eram de mulheres e 374 de homens.

Balzaquianas estão em alta: mulheres na faixa de 30 a 39 anos têm 197% de respostas. As que estão entre 20 e 29 anos, mesmo bonitas, só conseguiram 72% de retorno.

E quem está acima do peso, anime-se: os homens querem mulheres de cintura mais fina e quadris largos, ainda que gordinhas. É o corpo da reprodutora.

ELAS QUEREM...
...homens mais velhos e que transmitem segurança. Os novinhos, entre 20 e 29 anos, perdem feio nas estatísticas: -80% de retorno. Em compensação, os separados e com bom emprego são campeões de audiência: 197% de retorno.

Elas respondem mais aos anúncios de homens que oferecem compromisso sério. Quando estão fora do período reprodutivo, são menos seletivas.

PALHEIRO
Antonio Carlos Magalhães tem na gaveta um processo contra Eduardo Jorge da época em que ele trabalhava no Senado.

O processo conta que EJ ocupou um apartamento do Senado por ser secretário-executivo do centro de informática da Casa. Deixou o cargo em agosto de 81, mas não arredou pé do apê.

Acabou adquirindo o imóvel em 89, quando Fernando Collor permitiu que os funcionários comprassem os apartamentos que ocupavam.

BICHINHO
O Ministério da Fazenda anulou ontem uma licitação para a descupinização de sua sede no Maranhão. Ou os cupins morreram, ou já roeram o prédio todo.

CANJA DE GALINHA
No centro de um turbilhão político, o presidente da Sasse, Pedro de Freitas, ordenou varreduras quinzenais nos telefones da seguradora, controlada pelo fundo de pensão da Caixa Econômica.

Até agora não encontraram grampos na empresa. Mas Freitas já recebeu a informação de que, durante um tempo, seu celular foi monitorado.

DESEMBARQUE
Terceira maior consultoria de e-business do mundo, a IXL abre suas portas no próximo mês no Brasil. Para comandar o escritório, a empresa contratou Fernand Althen, que dirigiu a divisão interativa da F/Nazca e recentemente foi premiado com um Leão de Prata em Cannes.

A filial brasileira vai se instalar num escritório de 2.000 m2 na Berrini. Planeja contratar, até o final do ano, 60 funcionários.

FIM DE CASO
José Pascowitch encerrou no último final de semana sua participação no Flag. Ele discordava dos rumos que a administração do restaurante estava tomando e decidiu pedir demissão, já que não era sócio da casa.

O proprietário, Eduardo Rehder, diz que foram eles, os donos, que pediram a saída de Pascowitch. Outro sócio, Ricardo Amaral, já tinha deixado a sociedade em junho.

NA LINHA
Antes de conceder uma entrevista para o Telecine, no Festival de Veneza, Michelle Pfeiffer, estrela de "Revelação", pediu licença para almoçar.

No cardápio, apenas um prato de alface com três gotas de vinagre e duas de azeite.


CURTO-CIRCUITO

A exposição fotográfica "Fernanda EnCena", que traz a trajetória dos 50 anos de carreira de Fernanda Montenegro, teve um público recorde em Salvador. Dos 200 mil visitantes da mostra em várias cidades brasileiras, 79 mil foram na capital baiana.

Guga Stroeter e a banda Heartbreakers assumem a partir desta quarta o projeto "Baila Comigo", do Miscelânea.

Johnny Luxo, Renato de Cara e Geanine Marques tocam para convidados hoje, a partir das 22h, no Lounge.

O espetáculo de sapateado "Tá no Pé", com a bailarina Cintia Chamecki, será amanhã, às 17h30, no Sesc Vila Mariana.

O "Encontro Espetáculo com Ariclê Perez" terá a primeira apresentação, na quinta, no Sesc Ipiranga, às 16h30, só para mulheres.


E-mail: bergamo@folhasp.com.br

Colaboraram CRISTINA RAMALHO E LUCIANA COSTA


Texto Anterior: CD de Rosemary Clooney tem dueto com Krall
Próximo Texto: Da rua - Fernando Bonassi: Eterno retorno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.