São Paulo, sexta-feira, 06 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Sem equívocos, sem problemas e sem alma

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Não há uma imagem fora do lugar em "Retrato de uma Obsessão". Este segundo longa-metragem de Mark Romanek é como o dever de casa de um aluno CDF, capaz de decorar fórmulas, incapaz de ter idéias próprias.
O tema é óbvio, auto-referente. Sy (Robin Williams, em outro personagem esquisitão após "Insônia") é funcionário de uma loja de revelação e ampliação de fotografias que fica dentro de um asséptico estabelecimento cor gelo.
Figura excêntrica, muito perto do clichê do psicopata do "manual do suspense", Sy revela as fotos de uma mesma família há anos. Acompanhou todos os aniversários de Jakob (Dylan Smith), filho de Nina (Connie Nilsen) e Will (Michael Vartan), e por eles desenvolveu estranha obsessão. Mantém na própria casa uma parede cheia de fotos dessa família.
A história desse homem solitário e infeliz é narrada com uma correção obsessiva. A apresentação do personagem, no começo do filme, é impecável: Sy, acostumado a revelar imagens, é ele mesmo fotografado na prisão, para sua ficha policial. Seu caminho até ali será recuperado em flashback, e, até que a trama alcance novamente esse momento, tudo será explicado e esmiuçado.
O executivo de um grande estúdio que assistir "Retratos de uma Obsessão" sabe que não estará errando muito se contratar Romanek para o próximo thriller da vez. Vai ter alguém capaz de filmar todos os planos necessários para contar uma história e montá-los direitinho, um atrás do outro. Alguém capaz de contar mais uma história sem graça, de fazer mais um filme sem alma.


Retratos de uma Obsessão
One Hour Photo  
Direção: Mark Romanek
Com: Robin Williams, Connie Nielsen
Quando: a partir de hoje nos cines Frei Caneca Unibanco Arteplex 2, Market Place Cinemark 4, Eldorado 4 e circuito



Texto Anterior: "Retratos de Uma Obsessão": Como vilão, Robin Williams tenta afastar fama de "chato"
Próximo Texto: "Triplo X": Filme estrelado pelo galã Vin Diesel é 007 malfeito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.