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VÍDEO LANÇAMENTOS
"Felizes Juntos"
da Reportagem Local
Poucos estilos musicais são tão
melancólicos e passionais como o
tango. E poucos cineastas são tão
consistentes, líricos e comprometidos como Wong Kar-wai
("Amores Expressos"), vencedor
do prêmio de direção em Cannes
com "Felizes Juntos".
Tango e talento são apenas duas
das extraordinárias combinações
do sexto filme de Kar-wai , sobre a
paixão entre Lai (Tony Leung) e
Ho (Leslie Cheung), imigrantes
de Hong Kong vivendo em Buenos Aires, Argentina.
Em termos geográficos, são cidades milimetricamente opostas,
metáfora delicada para o desencontro da paixão, entre tantas outras. Como a política: o filme foi
realizado meses antes do retorno
de Hong Kong, colônia britânica,
à China, em junho de 97. Perdidos
do outro lado do mundo, Lai e Ho
se sentiriam melhor em seu país?
A identidade pessoal, em "Felizes Juntos", é um desejo que passa
simultaneamente pela política, de
um modo implícito, e pela paixão,
de um modo explícito. Mas nem
tanto assim. O encontro real entre
os personagens acontece na primeira sequência. Ponto. O filme
invoca a nostalgia dele como motivação para os muitos desencontros que se seguem.
As imagens das cataratas do
Iguaçu, no início e no final do filme, retratam o abismo latente da
paixão, ninadas por Caetano Veloso e Astor Piazzola, respectivamente. A Buenos Aires de Kar-wai é simplesmente irresistível, o
espelho da alma desses dois personagens perdidos numa realidade turva. É a câmera do cineasta e
a fotografia esplêndida de seu
parceiro, o australiano Chris Doyle, que explicitam esse reflexo.
O filme parte do preto-e-branco
granulado, passa pelo amarelo e
vermelho e termina no azul, um
registro pictórico das emoções
em movimento. Numa sequência,
a memória da terra natal de Lao é
representada por uma Buenos Aires de ponta-cabeça. Um estado
comum entre apaixonados que
querem, mas nem sempre podem, ser felizes juntos.
(FG)
Avaliação:
Filme: Felizes Juntos (Happy Together)
Diretor: Wong Kar-wai
Produção: Hong Kong, 1997, 97 min.
Gênero: romance
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