São Paulo, Segunda-feira, 06 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Bienal vai buscar mais consenso

da Reportagem Local

A Bienal de São Paulo anunciou oficialmente na última sexta-feira os nomes da equipe curatorial que auxiliará o curador-chefe Ivo Mesquita e o adjunto Adriano Pedrosa na concepção e formatação do projeto para a próxima edição do evento, prevista para março de 2001.
A equipe será composta pela belga Barbara Vanderlinden, pelo mexicano Cuauhtemoc Medina, pela neozelandesa Louise Neri e pela brasileira Lilian Tone.
A equipe se reuniu pela primeira vez na última semana para discutir as diferenças entre os modelos de bienais já existentes e para definir o organograma de trabalho dos próximos dois anos.
Já está decidido, por exemplo, que os quatro novos membros não realizarão curadorias específicas, baseadas em territórios geográficas ou geopolíticas do planeta, como nas mostras "Universalis" (Bienal de 1996) e "Roteiros" (Bienal de 1998).
Sobre o perigo de África e Ásia perderem representatividade nesse novo sistema, Mesquita disse que essas regiões são lacunas que serão trabalhadas por consultores. "Cada um dos curadores deverá levantar temas a serem discutidos, mas a escolha dos artistas deverá ser consensual. Haverá um engajamento maior da equipe", disse Ivo Mesquita.
O curador-chefe disse ainda que prosseguirá no desafio de tornar as representações nacionais (artistas indicados por seus países de origem) menos burocrática.
Dos quatro novos curadores, apenas o mexicano Cuauhtemoc Medina não esteve na última edição do evento.
Barbara Vanderlinden, que esteve aqui em 1998, elogiou a maneira precisa como a Bienal colocou questões intelectuais e críticas. "Hoje a Bienal pode realmente propor modelos para outras bienais", disse. A próxima reunião do grupo será em novembro.


Texto Anterior: Disco / Lançamento: Tropicália ganha coleções para "inglês ver"
Próximo Texto: Prêmio divulga selecionados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.