São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Precursora brasileira conta sua trajetória

DA REPORTAGEM LOCAL

A psicanalista Anna Veronica Mautner, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), foi, por nove anos, paciente de Virgínia Leone Bicudo, uma das precursoras da psicanálise no Brasil. Diplomada em uma das primeiras turmas da Escola de Sociologia e Política, criada em 1933, Virgínia Bicudo foi fundadora da SBPSP e fez formação psicanalítica em Londres entre 1952 e 1957. Sigilosa e sempre vaidosa, mantém segredo absoluto sobre alguns dados biográficos, especialmente a data de nascimento.
A pedido da Folha, Mautner entrevistou a ex-analista nos primeiros dias de novembro de 98, por cerca de duas horas e meia. O encontro foi presenciado pelo psicanalista Luiz Meyer, também da SBPSP. Leia abaixo um resumo dessa conversa com uma das grandes damas da psicanálise brasileira. (AS)


Texto Anterior: Teorias freudianas são recebidas no Brasil desde os anos 10
Próximo Texto: Brasil: Psicanálise e Modernismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.