São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

No encontro "Roupa Suja se Lava na TV", apresentadores trocaram palavrões, e mediador perdeu o controle da mesa

Bate-boca marca debate de Ratinho e Cazé

LAURA MATTOS
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Os apresentadores Carlos Massa, o Ratinho, e Cazé Peçanha deram um clima tenso ao último dia do 1º Encontro Internacional de TV, ontem, no hotel Glória, no Rio. Em uma mesa que tinha como tema "Roupa Suja se Lava na TV", os dois discutiram em tom exaltado, falaram palavrões, e Ratinho ameaçou ir embora.
O debate foi aberto pela apresentadora Soninha, da TV Cultura, que tentou definir programa de TV popular. Entre outros, criticou Sérgio Mallandro, e não citou o "Programa do Ratinho".
Em sua apresentação, Carlos Massa iniciou a polêmica citando a prévia do debate entre ele e Cazé, publicada pela Folha na quarta. Na reportagem, o apresentador da Globo perguntou a Ratinho, por exemplo, se ele não achava que o preço pago por uma pessoa que vai ao seu programa para receber ajuda não seria muito alto, pela exposição a que ela é submetida.
O apresentador do SBT afirmou que "não sabe por que todo mundo discute televisão, que TV não é feita para discutir, mas para assistir". "No meu programa, mando eu, não tem essa de diretor", disse. "Na Folha, o Cazé me perguntou se eu não acho que as pessoas são expostas e que isso as prejudica. Elas vão no meu programa porque não conseguem resolver o problema. Quem já tem que conhecê-la, o vizinho, o amigo, já conhece. Não tem exposição."
Disse que "TV popular é aquela que o povo quer ver, que ninguém tem que impor cultura ao povo". Em seguida, Cazé fez sua apresentação, discordando das declarações de Ratinho. Enquanto falava, foi interrompido pelo apresentador. Nesse momento, o debate ficou muito tenso, e o mediador chegou a perder o controle da mesa. O apresentador da Globo elogiou o "talento de Ratinho como apresentador", mas disse que ele poderia "ajudar as pessoas sem expor seus dramas da maneira como faz, transformando tudo em espetáculo".
Mesmo quando as apresentações se encerraram e a discussão foi aberta às perguntas da platéia, os ânimos dos debatedores continuaram exaltados. Houve momentos em que os dois falaram ao mesmo tempo. Ratinho, nitidamente nervoso, disse que "Cazé estava querendo aparecer em cima dele". "Pega um microfone e vai aparecer na Globo." Como Ratinho era aplaudido em suas declarações, Cazé afirmou: "É isso, todo mundo aplaude, você transforma tudo em espetáculo". "Está com ciuminho de mim. Eu não sou obrigado a aguentar isso. Se é assim, vou embora agora."
Com algumas intervenções, Soninha e o mediador da mesa conseguiram atenuar a discussão e prosseguir com as perguntas.



Texto Anterior: Nova geração mantém viva poesia popular
Próximo Texto: Casoy discute com diretor da Globo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.