São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

3º FESTIVAL DO RIO BR

Vence quem matar os concorrentes em "reality show"

"O Sobrevivente" cria TV sem lei

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REDAÇÃO

Um grupo de competidores é sorteado pela TV. Os escolhidos participam de um "game show" no estilo de "No Limite" ou "Survivor". Em "O Sobrevivente", a "tarefa" a cumprir é matar os outros concorrentes.
Com estilo de videoclipe, o filme é do diretor e roteirista americano Daniel Minahan, com última sessão hoje no Festival do Rio BR.
Os participantes são um aposentado, uma jovem estudante, um artista pessimista, uma enfermeira temente a Deus, um desempregado e a vencedora dos episódios anteriores, uma grávida de oito meses. Quem irá sobreviver?
Leia a entrevista do diretor, por telefone, de sua casa nos EUA.

Folha - O sr. acha que o seu filme pode chegar a se tornar realidade?
Daniel Minahan -
Não, fiz uma sátira à televisão. Acredito que não chegaremos a aprovar uma lei que permita matar pessoas só por puro entretenimento.

Folha - Seu filme é uma crítica específica aos "reality shows"?
Minahan -
Quis fazer uma paródia da programação atual na TV em geral, que só expõe a violência de um jeito cru. Mas o tom foi propositalmente exagerado.

Folha - Acha que o filme tem a ver com a mentalidade de guerra reinante nos EUA após os atentados?
Minahan -
Finalizei o filme no ano passado. Mas, após os ataques do dia 11 de setembro, tudo ganhou uma nova dimensão. Fiz o longa para que se refletisse sobre a violência. Veio a calhar.

Folha - A vida da personagem principal (Dawn Lagarto), que está grávida, é como uma novela de TV.
Minahan -
Criei personagens que tivessem conflito como numa história de tablóide. Tentei colocar neles o máximo de problemas possível para cair no exagero com humor. Quis fazer um filme no estilo de Pedro Almodóvar.

Folha - O sr. pretende fazer uma sequência?
Minahan -
Sinto que já disse o suficiente. No fundo, o filme é contra a violência. Acho que seria apelativo fazer uma continuação.

Folha - O que achou do filme participar do Festival do Rio BR?
Minahan -
Achei fascinante, porque passei seis meses da minha vida no Rio. Fiquei fascinado com a cultura local. Meu avô veio de navio de Portugal para a América e passou pelo Brasil antes de ir morar em Nova York. Por isso tenho apego às coisas brasileiras.


O SOBREVIVENTE - Series 7: The Contenders. Direção: Daniel Minahan. EUA, 2001. Com: Brooke Smith, Glenn Fitzgerald. Quando: hoje, às 14h30 e às 19h30, no Espaço Unibanco, no Rio.



Texto Anterior: Casoy discute com diretor da Globo
Próximo Texto:
FOLHA INÉDITOS
A prosa curta e grossa de Hemingway - Uma travessia

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.