São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Filme traz Tarcísio Meira além do canastrão

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Durante muito tempo, as pessoas consideravam o Tarcísio Meira um canastrão, e nós sabíamos que não era isso." O depoimento do veterano diretor de TV Daniel Filho resume a proposta do programa "Retratos Brasileiros", no ar hoje, no Canal Brasil.
O problema é que o documentário fica só na intenção. Com roteiro e edição primários, não dá conta de coroar o ator -que ontem completou o 70º aniversário.
O filme foi rodado em 2000, em comemoração dos 40 anos de carreira de Tarcísio, e não vai muito além da costura de depoimentos de amigos com cenas de atuação.
Foca seus papéis no cinema, o que pode ser útil para quem só conhece o ator das dezenas de telenovelas. Algumas histórias são engraçadas, como a do longa "República dos Assassinos" (1979), no qual seu personagem tinha um caso com um travesti. O diretor, Miguel Faria Jr., lembra como Tarcísio encarou com "serenidade" a cena em que tinha de beijar o travesti e simular um ato sexual.
Anselmo Vasconcellos, intérprete do amante, conta que estava em início de carreira e se impressionou com o profissionalismo de Tarcísio diante daquela situação.
"Retratos" mostra ainda outro beijo "inesquecível" no currículo cinematográfico de Tarcísio. É o da cena final do filme "Beijo no Asfalto" (1981), quando se declara para o personagem de Ney Latorraca, dispara um tiro contra ele e beija o morto apaixonadamente.
Os 35 minutos do documentário são injustos com a principal marca de Tarcísio: a de galã de novelas. Quando aborda a televisão, "Retratos" se centra principalmente em Dom Jerônimo, o marcante vilão de "A Muralha" (2000). O documentário, e não Tarcísio, é bom que se diga, parece se envergonhar do que realmente consagrou o ator, do que ficou no imaginário popular. É como se só na série da Globo, ao fugir da "sina" de mocinho, ele tivesse provado, como diz Daniel Filho, não ser um canastrão.


Retratos Brasileiros
Quando:
hoje, às 11h30, no Canal Brasil


Texto Anterior: Política cultural: Prefeitura propõe reduzir ISS para teatro
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Armas: a solução de João
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.