São Paulo, Sábado, 06 de Novembro de 1999
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FILMES - INÁCIO ARAUJO

O FUGITIVO
Globo, 13h25.      (The Fugitive). EUA, 1993, 127 min. Direção: Andrew Davis. Com Harrison Ford, Tommy Lee Jones. O filme se inspira na série de TV dos anos 60 sobre o dr. Kimble (Ford), médico condenado por matar a própria mulher, que foge para provar a inocência e é perseguido pelo policial Jones. O roteiro consegue tirar surpresas da cartola. A direção de Davis é inventiva, muito viva.

O RIO DO DESESPERO
SBT, 14h.   The River. EUA, 1984, 124 min. Direção: Mark Rydell. Com Mel Gibson, Sissy Spacek, Shane Bailey. Gibson lidera família de fazendeiros cujas dificuldades começam quando suas terras são inundadas pelas chuvas. As dificuldades dos fazendeiros com a natureza e banqueiros são o essencial do filme. Ou, antes, essencial mesmo é a fotografia de Vilmos Zsigmond.

O PEQUENO DIABO
Bandeirantes, 22h.   Il Piccolo Diavolo. Itália, 1989, 97 min. Direção: Roberto Benigni. Com Roberto Benigni, Walther Matthau. Benigni é o diabrete que, depois de exorcizado pelo padre Matthau, passa a fazer companhia ao padre, que também não é lá tão católico. Benigni toma a direção, nessa comédia. Não acrescenta nada que um diretor mediano não faria.

O CANGACEIRO
Cultura, 22h30.     Brasil, 1953, 99 min. Direção: Lima Barreto. Com Milton Ribeiro, Marisa Prado, Alberto Ruschel, Vanja Orico. O conflito entre o grupo de cangaceiros liderados pelo capitão Galdino Ferreira (Ribeiro) e o menos sanguinário de todos, Teodoro (Ruschel). Um tanto convencional na concepção (que remete ao faroeste), o filme tem uma sincera paixão pelas paisagens e tipos que focaliza e nisso afirma sua permanência.

VÍTIMAS DO CAMALEÃO
Globo, 23h05.   (Prey of the Chameleon). EUA, 1991, 91 min. Direção: Fleming Fuller. Com Daphne Zuniga, Alexandra Paul. Após anos de ausência, J.D. retorna a sua cidade e reata namoro com a xerife local. Numa noite fria, ele dá carona para uma dona-de-casa, que na verdade se revela uma maníaca homicida.

AKIRA
Bandeirantes, 0h.     Akira. Japão, 1988, 124 min. Direção: Katsuhiro Otomo. Desenho animado baseado na conhecida HQ. A violência dá o tom, nessa aventura situada no futuro, em que integrante de gangue de motoqueiros é preso pelo governo e submetido a experiências que o transformam num mutante.

PROCURANDO ENCRENCA
Globo, 0h55.    (Flirting with Disaster). EUA, 1996, 92 min. Direção: David O. Russell. Com Ben Stiller, Patricia Arquette. Homem adotado por uma família busca seus pais biológicos. Acompanhado por uma psicóloga disposta a extrair do fato uma tese, a coisa torna-se bem mais complicada. Em todo caso, o filme tem a sensatez de encarar essa questão delicada na chave da comédia. Inédito.

CONTOS DE NOVA YORK
SBT, 1h40.     New York Stories. EUA, 1989, 122 min. Direção: Martin Scorsese, Francis F. Coppola, Woody Allen. Com Nick Nolte, Rosanna Arquette, Woody Allen. Três episódios dirigidos por três dos mais importantes diretores do cinema moderno nos EUA. Em "Lições de Vida", Scorsese aborda as relações entre um artista plástico e sua namorada; em "A Vida de Zoe", Coppola fala de uma garota que vive em um hotel. No terceiro, Woody Allen é o homem às voltas com as artimanhas da mãe.

DUPLA AMEAÇA
Bandeirantes, 2h.   Double Threat. EUA, 1992, 96 min. Direção: David A. Prior. Com Sally Kirkland, Andrew Stevens.
Veterana atriz volta à ativa, numa produção em que o astro é seu jovem namorado. Ao se dar conta de que uma dublê está seduzindo o rapaz, ela decide tomar lá suas providências.

TV PAGA
Quando o homem inicia seu vôo

da Redação

Em um primeiro nível, o filme "Todas as Manhãs do Mundo", que o canal Eurochannel transmite às 2h, dedica-se à música e à trajetória do compositor jansenista Sainte-Colombe, em contraste com a de um discípulo cortesão.
Já é bastante o fato de o longa-metragem colocar o espectador em contato com uma música e sua circunstância: o modo de ser de Sainte-Colombe, sua paixão pelo rigor, que é, no limite, a paixão por Deus, mas um Deus cruel, ausente.
Mais amplamente, a trama nos remete ao século 17, ao nascimento do racionalismo, a esse momento em que o homem se descola de Deus e inicia seu vôo próprio. É o terreno que ainda hoje pisamos. (IA)


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