São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO

Coleção está no Memorial da América Latina

Fotos, pinturas e roupas traduzem "a mulher elegante" Evita Perón

DA REPORTAGEM LOCAL

A exposição "Eva Perón - Imagens de uma Paixão", que o Memorial da América Latina inaugura hoje, reúne trabalhos em foto e pintura sobre Evita e uma coleção de vestidos que pertenceram à ex-primeira-dama argentina.
Antes de chegar a São Paulo, a mostra foi exibida em três cidades da Argentina (La Plata, Buenos Aires e Córdoba), como atividade em memória dos 50 anos da morte de Eva Perón (1919-1952).
A curadoria é do arquiteto Alberto Petrina, que procurou apresentar "diversas visões artísticas sobre Evita, sem nenhuma outra intermediação além da imagem".
"O personagem de Evita sempre será polêmico e suscitará interesse político. Mais que sua faceta de revolucionária, preocupada com a assistência social, o que nos interessou foi seu lado de mulher bonita e elegante. Enfim, todas as caras que pudesse ter", diz.
Entre os artistas plásticos convidados, Daniel Santoro comparece com o maior número de obras. São 11 trabalhos em técnicas distintas como óleo e acrílico sobre tela ou carvão sobre papel. "Para mim, é a visão mais interessante da mostra", afirma Petrina.
Outro destaque é um óleo sobre tela (2,70 m x 1,90 m) de Nicolás Garcia Uriburu. O artista deverá participar do vernissage hoje (às 20h), que reunirá também autoridades argentinas e brasileiras.
"Trazer essa exposição até aqui é um gesto preciso da Argentina a um país-irmão com quem temos muito o que construir, não só no aspecto econômico, mas também no cultural", diz o embaixador Petrina, responsável pelos Assuntos Culturais do Ministério das Relações Exteriores argentino.
O Brasil é o primeiro destino da mostra fora da Argentina e o único que contará com as peças de alta-costura. O transporte dos vestidos envolve valores muito altos de seguro, e eles não costumam viajar nem dentro de seu país.
Outro destaque da exposição é uma série de fotos de Alfredo Mazzorotolo, que registra diversas aparições públicas de Evita.
Amanhã, Alberto Petrina e Cristina Álvarez Rodríguez, sobrinha-neta de Evita, farão palestra no Parlatino do Memorial, às 19h.


EVITA - IMAGENS DE UMA PAIXÃO - pinturas, fotos e peças de vestuário. Curadoria: Alberto Petrina. Onde: galeria Marta Traba, Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portão 6, tel. 0/xx/11/ 3823-4705). Quando: de terça a domingo, das 9h às 18h.


Texto Anterior: Net arte: Web joga público dentro de filme com VJ
Próximo Texto: Panorâmica - Música: Paralamas iniciam turnê em João Pessoa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.