São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET ARTE

Criado por Ricardo Barreto, site é lançado hoje, no Sesc Pompéia, dentro da Mostra Sesc de Artes - Ares e Pensares

Web joga público dentro de filme com VJ

ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

Criando um ambiente imersivo, cheio de telões, caixas de som, computadores e a presença de um VJ, o Sesc lança hoje, na choperia da unidade Pompéia, o site "Multiplicidades", parte da Mostra Sesc de Artes - Ares & Pensares.
Criador do site, o artista e filósofo Ricardo Barreto, que este ano esteve na 25ª Bienal de SP, partiu do binômio proposto pelo título do evento para juntar imagens e sons e colocá-los à mercê do visitante, que pode estabelecer, a partir dessas ferramentas, múltiplas sequências à sua escolha.
No site, www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/multiplicidades, podem-se criar o que Barreto chama de webfilmes, pegando imagens, sons e links disponibilizados pela própria URL.
"Esse webfilme tem uma musicalidade diferente. Estão disponíveis músicas eletrônicas e, no meio delas, uma clássica, que também é adaptável ao filme", explica. "Ao mesmo tempo, o ritmo pode mudar de acordo com o tamanho da tela, que pode ser menor ou cheia", continua.
Assim, as imagens e os sons escolhidos por Barreto vão predeterminar o tema do webfilme: "Ares e pensares, porque é o tema do evento, e a multiplicidade desses dois conceitos, o ar -com avião, zepelins, balões- e o pensar -com links para alguns sites, que são "sequestrados" para dentro do trabalho-, numa gama de associações", explica Barreto, que disponibiliza tanto imagens da internet, no espírito do "faça você mesmo", quanto outras cedidas pelo próprio Sesc.
Além disso, foram criados o que o artista chama de "duas realidades virtuais": a "Dimensão 1" e a "Dimensão 2" (que funcionam com o plug-in CosmoPlayer).
Ele explica: "A "Dimensão 1" é como se estivesse no espaço. Há uma TV mexicana meio besteirol e de outro lado há o último lançamento de um foguete da Nasa".
Já a "Dimensão 2" funciona como se fosse a mente de uma pessoa. "Dentro dela tem um ego e cada um dos pensamentos, umas bolas, uns balões e, a cada clique, vai para uma rádio diferente -de lugares como o Japão ou a Alemanha... Você tem meio que caçar esses pensamentos, a multiplicidade sonora, dentro de uma espécie de mente contemporânea. No ego, você vai para uma TV alemã que permanece 24 horas por dia no ar com DJs, que são trocados de hora em hora."
O destaque que Ricardo Barreto dá a esse tipo de organização é a não-linearidade, que, como destaca o texto de introdução do site, é inspirada em textos de Julio Cortázar e Raymond Queneau e em filmes de Alain Resnais e Peter Greenaway. "São autores que criam a possibilidade de navegar na literatura, pela obra deles", justifica Ricardo Barreto.
Para quem tem dúvidas se o fato de ser ainda incipiente torna a net arte menos interessante, Barreto adverte: "Há muito tempo a arte é ensaísmo. A vanguarda migrou para o mundo digital".


MULTIPLICIDADES - lançamento do site de Ricardo Barreto, parte da Mostra Sesc de Artes - Ares & Pensares. Quando: hoje, a partir das 22h30. Onde: Sesc Pompéia -0choperia (r. Clélia, 93, tel. 3871-7740). Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Outra frequência: Indagações sobre o rádio na era Lula
Próximo Texto: Exposição: Fotos, pinturas e roupas traduzem "a mulher elegante" Evita Perón
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.