São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catálogo revela origem musical em "Macunaíma"

DA REDAÇÃO

Mais um fruto das pesquisas realizadas no Acervo Mário de Andrade, do IEB, é "A Música Popular Brasileira na Vitrola de Mário de Andrade". Organizado pela pesquisadora Flávia Camargo Toni, revela a musicografia deixada pelo escritor e também musicólogo.
O catálogo seleciona 161 discos, dos 544 que integram o acervo do instituto -que reúne exemplares do final da década de 20 até o ano da morte do escritor, 1945.
Para Flávia, a eleição dos discos de música brasileira foi feita, de alguma forma, pelo próprio Mário.
"Ele privilegiou essa coleção, substituindo as capas originais por outras de cartolina, nas quais ele fazia anotações. Era mais que lazer", constatou.
A partir desta observação, Flávia passa a buscar nos textos de Mário as influências do arquivo musical. "Para mim, a grande surpresa foi descobrir que as anotações sobre macumba, dadas por Pixinguinha e organizadas em uma das anotações sobre um disco, estão presentes no capítulo macumba de "Macunaíma'", diz.


Texto Anterior: Artes: Mário de Andrade busca o Brasil em objetos
Próximo Texto: Bessa-Luís traz sua "Bovary" a SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.