São Paulo, Segunda-feira, 06 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Filme evangélico de ação chega a NY

MALU GASPAR
de Nova York



"Omega Code", um inusitado filme evangélico de ação, entrou em cartaz em Nova York no último final de semana, um mês depois de estrear em outros 305 cinemas dos EUA.
O fato de o filme ter primeiro entrado em cartaz em outras cidades e não em Nova York, para onde vai logo de cara a maioria dos filmes do "circuitão" americano, é apenas um detalhe entre outros que fizeram "Omega Code" surpreender Hollywood.
Em seu primeiro fim-de-semana, o filme ficou entre os dez mais vistos e faturou US$ 2,4 milhões em 305 salas. Foi o maior faturamento por sala do final de semana, batendo inclusive o badalado "Clube da Luta".
Com orçamento de US$ 7,2 milhões e financiado pelo canal de TV evangélico TBN, o filme narra uma batalha apocalíptica pelo código Omega, que converterá em Deus o homem que o dominar.
O personagem Stone Alexander é o presidente da União Européia, que amplia seu poder sobre o mundo conforme vai decifrando o código. O herói da história é Gillen Lane, autor de livros de teologia e auto-ajuda. Cheio de citações da Bíblia, o filme tem explosões, tiros e socos, mas nenhum palavrão e muito pouco sangue.
O TBN fez a divulgação de "Omega Code" em generosas inserções comerciais, antes mesmo de o filme estar pronto. Cerca de 2.000 voluntários distribuíram pôsteres pelas igrejas, e os ingressos começaram a ser vendidos um mês antes da estréia. Houve até pastores que levaram fiéis ao cinema em ônibus fretados.
Somou-se a isso um esquema eficiente de divulgação pela Internet, que permitia que os pôsteres do filme fossem reproduzidos em impressoras caseiras. Depois, bastou colocar as 305 cópias disponíveis nos lugares certos - as regiões sul e oeste do país, com maior concentração de evangélicos- e esperar pelo faturamento.


Texto Anterior: Críticos elegem filme de Alea como principal clássico cubano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.