São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raul Cortez encara falta de pontos do autor

DA REPORTAGEM LOCAL

Raul Cortez se prepara para fazer hoje a sua primeira leitura pública de um romance. O experimentado ator terá pela frente trechos de "A Caverna", de Saramago.
"Será um grande desafio", diz Cortez, comentando a dificuldade do texto do escritor.
"Em seus livros, as imagens se sucedem rapidamente. Dentro disso há uma crítica violenta e interessante e uma ironia muito grande. Essas características enriquecem muito a leitura feita para si próprio, mas é difícil mantê-las no momento de ler para os outros."
Pontos e vírgulas serão as maiores barreiras de Cortez. Desde seu segundo romance, "Levantado do Chão", Saramago desenvolve uma pontuação particular, que exclui pontos de interrogação e exclamação e diminui a frequência dos outros sinais ortográficos.
Mas Cortez, que já encenou uma adaptação de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", se diz familiarizado com os pontos de Saramago. (CEM)


Evento: José Saramago fala sobre "A Caverna"; Raul Cortez lê trechos
Quando: hoje, às 19h30
Onde: teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 0/xx/11/3871-7700, São Paulo)
Quanto: grátis (ingressos esgotados)





Texto Anterior: Literatura: José Saramago fala para a caverna chamada São Paulo
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.