São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

No Municipal, Quarteto de Cordas toca Villa-Lobos hoje

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) costumava dizer que escrever quartetos de cordas não era uma questão de inspiração ou de transcrição de material temático previamente pesquisado. Era algo bem mais complicado, porque implicava técnicas muito precisas de composição.
A afirmação é lembrada pelo violista Marcello Jaffé, integrante do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que hoje, às 21h, no Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 0/ xx/11/3222-8698; de R$ 5 a R$ 10), fará o "Quarteto nº 5" do compositor brasileiro, comemorando os 120 anos de seu nascimento.
No mesmo programa, está o "Quarteto de Cordas em Sol Menor" de Debussy (1862-1818), o único escrito pelo compositor francês.
Além de Jaffé, também fazem parte do conjunto de câmara paulistano Betina Stegmann e Nelson Rios, aos violinos, e Robert Suetholz, ao violoncelo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Bienal do Mercosul vem a São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.