São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sumiço de turistas prejudica Broadway

DE NOVA YORK

O ano de 2001 havia começado bem para a Broadway, o mundialmente famoso bairro teatral de Nova York. O musical "The Producers", baseado no filme homônimo de Mel Brooks, que no Brasil ganhou o nome de "Primavera para Hitler", estreou batendo recorde atrás de recorde, cobrando US$ 100 por ingresso e com casa esgotada por meses seguidos.
Aí veio 11 de setembro e tudo mudou. Primeiro porque todos os teatros permaneceram fechados por pelo menos uma semana. Depois, porque o turista, principal frequentador dos musicais da Broadway, sumiu da cidade.
Seis peças chegaram a fechar, entre elas, "The Rocky Horror Show", baseada no filme cult homônimo, e outras fizeram acordo com seus atores, diretores e produtores para diminuir os salários em até 25% e não sair de cartaz.
O resultado é que a última temporada, que vai de junho a dezembro de 2001, fechou com faturamento 6% menor e meio milhão de pessoas a menos comprando ingressos em relação ao mesmo período de 2000.
Mesmo assim os números são exuberantes, principalmente se comparados a mercados como o paulistano e o carioca. Em 2001, os teatros da Broadway faturaram US$ 373 milhões, com 6,5 milhões de ingressos vendidos.
Lideram a bilheteria quatro musicais: o cômico "The Producers", "O Rei Leão", "Aída", ambos da Disney, e "42nd Street". (SD)


Texto Anterior: Indústria fonográfica vive crise
Próximo Texto: Meio ambiente: sua história: É preciso mudar o paradigma civilizatório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.