São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO

XM: o inimigo da AM e FM

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa amanhã em Las Vegas um evento que já está deixando os empresários de rádio no Brasil de cabelo em pé: a "CES 2002", uma das mais importantes feiras de produtos eletrônicos do mundo. Com mais de 2.000 expositores, contará este ano com um grande debate sobre rádio via satélite, o novo "inimigo" das AMs e FMs.
Empresa pioneira no ramo, a XM Satellite Radio tentará convencer o mercado de que esse é um dos mais promissores investimentos na comunicação.
Para ter acesso aos cem canais de rádio via satélite, que ganhou da revista "Fortune" título de "Produto do Ano" em 2001, o usuário compra um aparelho de US$ 300 (com AM, FM e XM -sinal por satélite), para casa ou carro, e paga US$ 10 por mês.
E o que os donos de AMs e FMs brasileiras têm com isso? Basicamente medo do momento em que empresas como a XM Satellite Radio começarem a cobiçar ouvintes no Brasil. Por isso começaram o lobby para tentar aprovar alguma lei que impeça, ou pelo menos regulamente (ou seja, taxe), a transmissão via satélite para o país.
Enquanto isso, andam criticando o anteprojeto de lei de radiodifusão do ministro Pimenta da Veiga (Comunicações), que deve ser votado este ano, e não toca nessa questão específica.

laura@folhasp.com.br

Recado
No site da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de SP há um recado sutil aos donos de emissoras: "Para seu conhecimento, relacionamos abaixo os deputados federais por SP que votaram contra" a emenda constitucional que libera a participação de capital estrangeiro em empresas de radiodifusão.

Fechado
Além de Casagrande e Paulo Miklos, o novo programa de rock da Brasil 2000, que deve estrear no fim do mês, contará com o comando de Gastão Moreira, ex-VJ da MTV, que apresenta o "Musikaos", na TV Cultura.



Texto Anterior: Smartbiz: Coletânea dupla está no site do selo paulistano
Próximo Texto: Gastronomia: Chef do Aquavit de NY mostra sua cozinha em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.