São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2011

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Partiu Rio

EDIÇÃO OUTONO-INVERNO 2011 DA TEMPORADA DE MODA CARIOCA COMEÇA NO DOMINGO COM DUAS FEIRAS DE NEGÓCIOS, DESFILES E DOCUMENTÁRIO FASHION

Apesar do calor e das praias lotadas, chegou a hora de o frio dar as caras nas passarelas cariocas, mesmo que seja assim, bem de leve.
A temporada Outono-Inverno 2011 do Fashion Rio começa na próxima segunda-feira, com os desfiles dos novatos do projeto Rio Moda Hype. A partir de terça, rolam os desfiles do line-up oficial.
A ausência mais marcante deve ser a da estilista Juliana Jabour, que acaba de se mudar de mala e cuia para a São Paulo Fashion Week.
O evento, que acontece no Píer Mauá, terá ainda uma mostra intitulada "Alma Carioca", que inclui uma exposição de fotografias e um documentário feito a pedido da organização da semana.
O filme, dirigido por Richard Luiz (o mesmo que fez o documentário "Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro" para a São Paulo Fashion Week), é recheado de depoimentos sobre as belezas do Rio. Entre os entrevistados, o estilista Maxime Perelmuter, o fotógrafo Mario Testino e o cantor Gilberto Gil.
Trata-se de mais uma ode às delícias cariocas, talvez para contrabalançar a impressão nada "turística" causada pelas cenas de violência durante a ocupação do Complexo do Alemão em 2010.

CONCORRÊNCIA
No domingo, começa a 17ª edição do Fashion Business (leia mais nesta pág.), feira de negócios e desfiles que fazia parte do Fashion Rio e que se tornou um evento independente depois que o empresário Paulo Borges assumiu a semana carioca.
Borges criou sua própria feira de negócios, o Rio-à-Porter, que rola entre os dias 10 e 13, no Píer Mauá.
À frente do Fashion Business está Eloysa Simão, ex-diretora do Fashion Rio. Com ela, estão marcas que também trocaram de evento, como Cavendish, Santa Ephigênia e Mara Mac.
A edição desta temporada, mais turbinada que a última, terá ainda uma apresentação de Carlos Miele, que desfila na semana de Nova York.

ENTREVISTA

A série cósmica de Maya Hayuk

A multiartista norte-americana de ascendência ucraniana Maya Hayuk é a aposta da grife Cantão para esta temporada fashion. Além de ter criado estampas para o inverno 2011 da marca carioca, Hayuk assina o cenário do desfile da grife no Fashion Rio, na próxima sexta (14), no Parque Lage, aos pés do Corcovado.

 


Folha - Como intervirá no desfile da Cantão? Maya Hayuk - Farei uma "pintura" escultural e ambiental. Usarei os mesmos materiais da coleção, conectando arquitetura e natureza em uma enorme peça.

E as estampas, como as criou?
No improviso. A série "Cosmos" brinca com a repetição incomum das cores nas roupas. Uso um jogo de geometria dura e suave.

Sua arte é bem geométrica.
Acho fascinante como a geometria é similar e comum às civilizações. É uma reflexão direta da nossa psique.

Você gosta de política. O que acha do caso WikiLeaks?
O site faz parte de uma narrativa maior sobre a liberdade de informação. Pensei que assassinariam o Assange.

TUITADAS

@noticias2011, "O Senac Rio Fashion Business é o maior antídoto contra a formação de bolhas no mundo da moda", Eloysa Simão, durante a coletiva de hoje
O twitter oficial do salão de negócios Fashion Business reproduz comentário de Eloysa Simão, dona do evento, na última quarta-feira (5)

O XEQUE-MATE DE
FRANCESCA ROMANA DIANA

Designer de joias sacode o Copa

Depois de enfrentar uma longa disputa judicial com seu ex-marido, o joalheiro Fabrizio Gianonne, a designer de semijoias ítalo-brasileira Francesca Romana Diana, 51, deu a volta por cima.
Francesca perdeu o direito sobre sua antiga marca, voltou a usar o nome de solteira e refez sua empresa do zero. Abriu lojas no Brasil, na França e na Bélgica e caiu no gosto das fashionistas. "Sou criatura de mim mesma, uma mulher bem maior do que a que eu era", filosofa.
Na quinta-feira (13), 300 convidados, entre socialites e amigas da designer, lotarão os salões do Copacabana Palace para ver as quase 150 novas semijoias de Francesca. "Fernanda [Montenegro] e Carolina [Ferraz], por exemplo, são mulheres que sabem usar minhas peças. Não gostam da caretice que se vê por aí", diz. Segundo Diana, "há um tempo atrás era careta".
Francesca é um dos nomes escalados pela empresária Eloysa Simão para o salão de negócios Fashion Business, que começa neste domingo e vai até quinta, no Rio.
O estilista Alexandre Herchcovitch marcará presença no evento, dividindo-se entre os estandes das marcas Herchcovitch Jeans e Dopping, para a qual criou uma linha de jeans premium.
Para Francesca, a grife Triya criou roupas básicas, que servirão de base neutra para suas peças. "Essa coleção resume o amor que nutro pelo Brasil desde que cheguei aqui, há 26 anos. As sementes, as palmeiras, o urbano. Iremos projetar vídeos com as belezas naturais do país. Será um espetáculo", afirma.

com PEDRO DINIZ


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