São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo insiste e ressuscita festival de música

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Festival da Música Brasileira, realizado pela Globo no ano passado, foi um fracasso de audiência (a final deu só 16 pontos no Ibope) e de repercussão (nenhuma música emplacou, e o CD da Som Livre não vendeu). Mas, mesmo assim, a Globo vai ressuscitar o programa neste ano.
Em reunião na semana passada, o comitê operacional da emissora (que reúne diretores de centrais e a direção geral) reconheceu falhas no festival de 2000, mas avaliou que, do ponto de vista comercial (patrocínio), o evento foi um sucesso. Concluiu que só uma sequência de festivais anuais poderá revelar música de qualidade e mobilizar o público, como acontecia nos anos 60, auge do gênero.
Roberto Talma, que dirigiu o festival do ano passado, continuará no comando do evento, mas o consultor Solano Ribeiro está fora. No lugar dele, está cotado o nome de Nelson Motta. O processo de seleção das músicas deve começar em março ou abril.
O festival ainda não tem datas. Poderá começar em 2001 e terminar em 2002. A Globo estuda várias hipóteses, como fazer eliminatórias em várias capitais brasileiras, e não apenas em São Paulo.
Cogita-se também um espaço maior entre as eliminatórias, que poderiam ser quinzenais -no ano passado, foram semanais. Assim, haveria mais tempo para a divulgação das músicas concorrentes, aumentando as chances de elas emplacarem no rádio.

OUTRO CANAL

Marketing
A Rede TV! parece disposta a faturar com os pontos fracos de Luciana Gimenez. A produção do "Superpop" procura um professor de português, que "brincaria" no ar com as dificuldades da apresentadora com a língua. Luciana deve passar a fazer o programa ao vivo já na próxima segunda-feira.

Agenda
A cúpula da Globo bateu o martelo: a programação de 2001 -cujas "novidades" são "A Grande Família", "Brava Gente" e a volta da "Escolinha do Professor Raimundo" (diário, às 17h)- estréia em 26 de março.

Supersegunda 1
O impecável primeiro capítulo de "Porto dos Milagres", anteontem, deu 47 pontos de média no Ibope, com picos de 50. Foi bem. "Laços de Família" estreou com 45 pontos.

Supersegunda 2
A mexicana "Esmeralda" e o "Programa do Ratinho", que voltou ao vivo na segunda, deram 15 pontos ao SBT. E o "Te Vi na TV" (Rede TV!), concorrendo com "Hebe" (12 pontos) ao vivo, não fez feio: deu 4 pontos de média e picos de 8.

Social
Marluce Dias da Silva, diretora-geral da Globo, está nos EUA, cuidando de um irmão doente.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Hollywood derruba o muro de Berlin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.