São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Canal Brasil mostra festa pernambucana

DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas de completar 101 anos (ao menos pelo que se convencionou chamar de sua data de "nascimento"), o frevo volta a ganhar destaque no especial "Cem Anos do Frevo - É de Perder o Sapato", que o Canal Brasil exibe hoje dentro do "Faixa Musical", às 22h.
O show no centro histórico de Recife (PE) aconteceu por ocasião do (assim chamado) centenário -como ninguém sabe bem quando foi que a mistura de marcha, maxixe e polca desembocou no frevo, decidiu-se que o aniversário do gênero seria celebrado todo dia 9/2, quando, em 1907, houve a primeira remissão ao nome na imprensa pernambucana.
A escalação que sobe ao palco cem anos depois é democrática: além de conterrâneos do mestre Capiba (Lenine, Alceu Valença etc), o show inclui titulares como a paraibana Elba Ramalho, o baiano Gilberto Gil, a mato-grossense Vanessa da Mata e o carioca Luiz Melodia, todos amparados pelos acordes da Spok Frevo Orquestra.
Entre vozes forasteiras muito ou pouco à vontade com o gênero (respectivamente, Ney Matogrosso e Maria Rita), é possível vislumbrar a evolução da festa -e perceber que, por mais águas que tenham passado sob essa ponte, sua força maior ainda reside em clássicos como "Madeira que Cupim não Rói" (Capiba) e "Vassourinhas" (Matias da Rocha e Joana Batista Ramos). (RAQUEL COZER)


FAIXA MUSICAL
Quando:
hoje, às 22h
Onde: Canal Brasil


Texto Anterior: Nina Horta: Os vestígios da minha festa
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.