São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

UM SALTO PARA A LIBERDADE
SBT, 13h30. (Huck and the King of Hearts). EUA, 1994, 98 min. Direção: Michael Keusch. Com Chaucey Leopardi, Joe Piscopo. Jovem foge de padrasto malvado e atravessa os EUA em busca do avô querido, que mora em Las Vegas. Ecos de Mark Twain, em tempos modernos

ESTYRONDO DE TAMBORES
Record, 16h.
(A Thunder of Drums). EUA, 1961, 97 min. Direção: Joseph Newman. Com Richard Boone, George Hamilton. Homens de um posto da cavalaria do exército dos EUA no Arizona têm de lutar contra índios.

A QUADRILHA DE SPIKE
CNT/Gazeta, 21h35.
(The Spikes Gang). EUA, 1974, 96 min. Direção: Richard Fleischer. Com Lee Marvin, Ron Howard. Bandido legendário do Oeste, Harry Spikes une-se a três jovens pistoleiros para um grande assalto.

MARGENS DA TRAIÇÃO
Record, 21h30.
(Inside Edge). EUA, 1991, 95 min. Direção: Warren Clark. Com Michael Madsen, Richard Lynch. Policial apaixona-se pela filha de traficante a quem persegue. E, unindo o útil ao agradável, trata de usar a moça para chegar ao pai.

MAMÃE É DE MORTE
Bandeirantes, 21h40.
(Serial Mom). EUA, 1993, 93 min. Direção: John Waters. Com Kathleen Turner, Sam Waterston. Kathleen Turner é a mãe exemplar. Tão exemplar e superprotetora que não hesita em eliminar quem se ponha no caminho dos filhos. Comédia bem apanhada (embora caricatural) sobre a maternidade.

STALLONE COBRA
Globo, 21h40.
(Stallone Cobra). EUA, 1986. Direção: George Pan Cosmatos. Com Sylvester Stallone, Brigitte Nielsen. O policial Marion Cobretti (Stallone) é conhecido como Cobra. Quando um assassino começa a agir na cidade, Cobra é chamado para detê-lo.

O OURO DE ABRAÃO
Cultura, 22h30.
(Abraham's Gold). Alemanha, 1990, 98 min. Direção: Jorg Gräse. Com Hanna Schygulla, Gunther Maria Halmer. Hoteleiro desencava um tesouro: nada menos do que os dentes de ouro tirado dos mortos de Auschiwitz, onde ele fora guarda. Ainda uma vez, o cinema alemão faz ato de contrição pelo passado nazista de seu país. Legendado.

A ROTA DO BRILHO
CNT/Gazeta, 23h25.
Brasil, 1989, 87 min. Direção: Deni Cavalcanti. Com Alexandre Frota, Gretchen, Lilian Ramos. Policiais vs. narcotráfico, na rota de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). O que brilha não é, evidentemente, o filme.

ARMADILHA FATAL
Globo, 23h30.
(Devlin). EUA, 1992, 110 min. Direção: Rick Rosenthal. Com Bryan Brown, Roma Downey, Lloyd Bridges. Após ser acusado pela morte de um político, o quase ilibado policial Devlin (Brown) tem de demonstrar sua inocência. Feito para TV a cabo. Inédito.

NOITES ARDENTES
Bandeirantes, 23h45.
(Night Fire). EUA, 1994, 97 min. Direção: Mike Sedan. Com Shannon Tweed, John Laughlin. Casal isola-se para passar uma segunda lua-de-mel. Problema: outro casal bate à porta e se instala. Mais: eles são dados a práticas sexuais heterodoxas. Por fim: por trás de toda essa encenação, talvez exista a hipótese de um assassinato.

UM PEIXE FORA D'ÁGUA
Manchete, 0h.
(Outback Bound). EUA, 1975, 88 min. Direção: John Llewellyn Moxey. Com Donna Mills, Andrew Clarke. Garota tida como fútil parte em busca de minas que pertenceram a seu pai. Descobre-as, com a ajuda de um escritor. Descobre também que as minas, tidas como sem valor, valem uma fortuna. Feito para TV.

VIDA BANDIDA
SBT, 0h10.
(Leather Jackets). EUA, 1991, 87 min. Direção: Lee Drysdale. Com D.B. Sweeney, Bridget Fonda, Gary Elwes. Elwes é o jovem membro de uma gangue que, atrapalhado com a polícia e com a gangue rival, recorre a seu amigo Sweeney -que não tinha nada com isso até se meter com o embrulho. Também Bridget, namorada de Sweeney, não tinha nada com o peixe, mas ficará entre os dois rapazes. Assim-assim.

BAILE DE FORMATURA 3
Globo, 1h25.
(Prom Night 3 - Last Kiss). EUA/Canadá, 1989, 97 min. Direção: Ron Oliver, Peter Simpson. Com Tim Conlon, Cyndy Preston. Rainha de baile de formatura, devidamente morta, volta à sua escola para vingança. Terror, comédia e pouco a mostrar.

O VENTO E O LEÃO
SBT, 1h50.
(The Wind and the Lion). EUA, 1975, 118 min. Direção: John Milius. Com Sean Connery, Candice Bergen, Brian Keith. Na virada do século (19 para o 20), no Marrocos, um xeique revoltoso (Connery) rapta uma mulher americana (Bergen) e filhos. O presidente dos EUA, Teddy Roosevelt (Keith) toma suas providências. Filme político, no sentido em que toma partido, claramente, pelo intervencionismo e pela defesa bélica dos valores americanos. Mas Milius não é um primata, e sim um pensador de direita, que procura expor os motivos da atitude de Kennedy e da América. Belo filme. Só para São Paulo e arredores.

BASEADO NUMA HISTÓRIA IRREAL
Globo, 3h25.
(Based on a Untrue Story). EUA, 1993, 90 min. Direção: Jim Drake. Com Morgan Fairchild, Dan Hedaya. Uma perfumista tem problema grave: perde o olfato. Para recuperá-lo, precisa encontrar um doador na família. É quando descobre que sua família é adotiva. Etc. A idéia é satirizar os famosos filmes para TV do tipo "baseado em uma história real", passando a limpo suas famosas clicherias.
Ligue para o Folha Informações Ilustrada, 0900-78-0311, e saiba mais sobre a programação de filmes nas TVs pagas, cinema e vídeo. O serviço custa R$ 2,00/o minuto em todo o país.


TV PAGA
O demônio de cada um

da Redação

"O Anjo Azul" (Multishow, 2h30) é mais que a história da queda de um falso moralista nas mãos (ou pernas) de uma bailarina diabólica.
É, antes de tudo, o encontro do gênio de Joseph von Sternberg com o de Marlene Dietrich.
A química perfeita entre a sensualidade de uma atriz e o barroco demente do diretor.
Porque, mais do que os encantos de Marlene, ou do que a decadência do professor canastrão Emil Jannings, "O Anjo Azul" é uma atmosfera: a história de um lugar insalubre, não necessariamente o cabaré onde se passa a ação, mas este cabaré visto pela mente do professor Unrath, como lugar de brilho, sedução e desgraça.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.