São Paulo, sexta, 7 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músico começou tocando piano clássico

da Reportagem Local

A história musical de Little Richard começou em Macon, Geórgia, onde nasceu no dia 5 de dezembro de 1935.
"Uma das lembranças musicais mais fortes da minha infância é o fato de, junto com a minha irmã, eu ter estudado piano. Na época, eu tocava música clássica."
Sua carreira profissional começou em 1951, ano em que ele mudou para Atlanta e gravou oito faixas (basicamente blues lentos) com a orquestra de Billy Wright.
Nenhuma dessas faixas conseguiu fazer sucesso. Mas Richard diz que essa fase foi importante para a sua carreira.
"Com a orquestra de Billy Wright eu aprendi como me vestir, como escolher um sapato que combinasse com a linda cor dos meus ternos, que tipo de maquiagem usar no palco."
Liderança
Com a carreira em banho-maria, Richard foi para Houston, Texas, onde, com a banda Deuces of Rhythm, começou a experimentar o prazer que era tocar e ver pessoas dançando na frente do palco.
Nessa época, Richard passou a cantar e a criar coragem para assumir a liderança de bandas.
Em setembro de 1955, sob a liderança do produtor Robert "Bumps" Blackwell, Richard gravou 12 faixas em um estúdio de Nova Orleans. Foi o "big-bang".
Entre essas músicas figuram hits inigualáveis do rock'n'roll: "Tutti Frutti", "Good Golly Miss Molly" e "Long Tall Sally".
Passaram-se os anos 60, 70 e 80, e Richards jamais conseguiu repetir a explosão criativa de seus primeiros dias. Esses primórdios sustentam o show do cantor no Olympia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã