São Paulo, sábado, 07 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Tempo de Mudança
SBT, 16h15.
(Last Call). EUA, 1995. Direção: Rick Wilkes. Com Ben Affleck, Alyssa Mylano, Sam Rockwell. Rapazes estão prestes a desmontar a querida república em que moraram.

A Garota do Calendário
Bandeirantes, 15h20.
(Calendar Girl). EUA, 1993, 91 min. Direção: John Whitesell. Com Jason Priestley, Gabriel Odds, Jerry O'Connell. Em 1962, três rapazes tentam conhecer Marilyn Monroe.

Ao Mestre com Carinho 2
Bandeirantes, 17h10.
(To Sir with Love 2). EUA, 1996, 92 min. Direção: Peter Bogdanovich. Com Sidney Poitier, Daniel J. Travanti. Quase 30 anos após "Ao Mestre com Carinho", o prof. Sidney Poitier aceita convite para lecionar em Chicago.

Um Golpe de Sorte
Bandeirantes, 20h.
(Lucky Break). Austrália, 1994, 94 min. Direção: Ben Lewin. Com Gia Carides, Anthony LaPaglia, Rebecca Gibney. Escritora com o hábito de passar suas fantasias eróticas para o papel tem também o hábito de ler seus escritos em voz alta, numa biblioteca.

O Grande Dragão Branco
Record, 23h.
(Bloodsport 4 - The Dark Kumita). EUA, 1998, 92 min. Direção: Elvis Restaino. Com Daniel Bernhardt, Stefanos Miltsakiakis, Michael Krawic. O título como está sendo apresentado pela emissora é mentira pura e simples, já que "O Grande Dragão Branco" é o primeiro filme da série "Bloodsport" e, sobretudo, tem Jean-Claude Van Damme.

Simão, o Caolho
Cultura, 23h.
Brasil, 1953, 95 min. Direção: Alberto Cavalcanti. Com Mesquitinha, Raquel Martins, Carlos Araújo. Simão é o caolho que sonha recuperar a visão. P&B.

Irresistível Paixão
Globo, 23h.
(Out of Sight). EUA, 1998, 123 min. Direção: Steven Soderbergh. Com George Clooney, Jennifer Lopez, Ving Rhames. Ladrão bonitão (Clooney) foge de cadeia na Flórida. Na fuga, sequestra uma agente do FBI (Lopez). Ele e o comparsa (Rhames) planejam um grande assalto, e a agente é colocada no caso. Mas a essa altura ela já se sente tão atraída por ele quanto ele por ela. Soderbergh retrabalha o cinema de gênero dentro da divisa renovar para não mudar. Inédito.

Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio
Bandeirantes, 0h.
(The Evil Dead). EUA, 1982, 95 min. Direção: Sam Raimi. Com Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Hal Delrich. Pode-se confiar em Raimi.

A Letra Escarlate
SBT, 1h.
(The Scarlet Letter). EUA, 1995, 135 min. Direção: Roland Joffé. Com Demi Moore, Gary Oldman, Robert Duvall. Em 1666, a bela colona Hester (Moore) chega à América, vindo da Inglaterra e precedendo o marido. Independente, ela se apaixonará pelo pastor (Oldman) e até engravidará.

A Magia de Emmanuelle
Bandeirantes, 2h.
(Emmanuelle's Magic). França, 1992, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel. Uma das tentativas tardias de ressuscitar Emmanuelle (Kristel), que aqui ajuda uma amiga a recuperar o marido.

O Mágico Inesquecível
SBT, 3h.
(The Wiz). EUA, 1978, 142 min. Direção: Sidney Lumet. Com Diana Ross, Michael Jackson, Richard Pryor. Tentativa de fazer uma superprodução "black" e, de passagem, uma nova versão de "O Mágico de Oz". Diana Ross faz a professora Dorothy, projetada em sua fantasia para o mundo mágico de Oz, que aqui não é bem Oz, mas uma Nova York onírica. Michael Jackson aparece como o Espantalho, num filme que fracassou na bilheteria, apesar dos ilustres nomes envolvidos (além dos citados, Joel Schumacher é o roteirista).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

A população nas lentes do cinema novo
"Opinião Pública" (Canal Brasil, 23h30) talvez seja o filme que mais deixa clara a visão do cinema novo sobre o brasileiro. Ali, Arnaldo Jabor sai, com gravador na mão, a escutar pessoas na rua, detectando o que é a célebre opinião pública.
A conclusão é previsível: a opinião pública se faz, basicamente, de desinformação e ignorância. Se falava tanto do povo e sobre o povo, o cinema novo acreditava que ele devia ser conduzido por "quem sabe".
Não era muito diferente, nesse sentido, do que professavam as melhores mentes do getulismo nos anos 30. A partir daí pode-se compreender certos alinhamentos (como o de Glauber com o general Golbery) posteriores, que tornam a história desse movimento mais complexa e interessante. (INÁCIO ARAUJO)

ESPECIAL

Discovery Health celebra o Dia Mundial da Saúde
Instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1948, a data será lembrada pelo canal com dois episódios da série "O Diário da Saúde", que vão ao ar às 20h. Eles abordam doenças que atacam o sistema nervoso, como a esquizofrenia e o mal de Alzheimer.

VIOLÊNCIA

Atração aborda mulheres vítimas de crimes de honra
Filmado na Jordânia, o documentário "Crimes de Honra" (GNT, 23h) enfoca as mulheres que levam tiros ou são queimadas por parentes, sob o pretexto de que elas desonraram as famílias por terem mantido relacionamentos inaceitáveis no mundo islâmico.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Quem vai deixar o Peru em pé?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.