São Paulo, sábado, 07 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sombra de Holmes ofuscou outros textos do autor

DE LONDRES

O sucesso das aventuras do detetive Sherlock Holmes fez com que o restante da obra de Arthur Conan Doyle fosse subestimado, ficasse em segundo plano.
Esta era uma opinião do próprio autor, que, em 1891, escreveu à sua mãe, Mary: "Tenho pensado em matar Holmes... e livrar-me dele para sempre. Ele mantém minha mente afastada de coisas melhores".
Conan Doyle chegou a colocar a idéia em prática: matou seu personagem na aventura "O Problema Final", em 1893.
A repercussão foi péssima, houve protestos de leitores em Londres, e, dez anos mais tarde, Conan Doyle trouxe Holmes de volta às suas histórias, com o conto "A Casa Vazia".
O escritor escocês continuou criando aventuras para Holmes até 1926, quatro anos antes de sua morte. Escreveu cerca de 60 histórias com o detetive.
"Doyle tem outros textos ótimos, que não têm nenhum ligação com Sherlock Holmes", afirma Christopher Roden, da Sociedade Conan Doyle.
Entre essas obras estão "A Companhia Branca" (1891), história de cavalaria ambientada no século 14, e "As Façanhas do Brigadeiro Gerard" (1896), que se passa durante as guerras napoleônicas.
O autor escocês também dedicou uma boa parte de seus escritos a textos não-ficcionais, como "A Grande Guerra dos Boers", sobre o conflito entre o Império Britânico e os colonos brancos na África do Sul.
A obra foi editada em 1900, ano em que Conan Doyle, médico por formação, assumiu a função de supervisor em um hospital de Bloemfontein, na África do Sul.
Sua atuação no período rendeu-lhe o título de cavaleiro em 1902, e o escritor passou a ser chamado, entre os britânicos, de sir Arthur Conan Doyle.
Nos últimos anos de sua vida, o autor voltou-se para o estudo do espiritismo, adotou-o como religião e elaborou várias obras sobre o tema, como os dois volumes de "A História do Espiritismo".
(LC)

Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Artigo - Carlos Fuentes: Gênero policial foge da inocência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.