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LIVROS
Lançamentos sobre futebol vão de coletâneas de crônicas, romance e biografia a até mesmo uma análise antropológica
Copa do Mundo impulsiona publicações
EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL
Na carona da Copa do Mundo
2006, que acontece entre 9 de junho e 9 de julho, na Alemanha, algumas editoras brasileiras vêm
escalando cada vez mais novos títulos ou relançamentos para atender a quem, fã de futebol, mas
também de livros, não dispensa
um bom gol de letra.
Colunista da Folha, autor de
seis livros sobre o assunto, o escritor, roteirista e diretor de cinema
e televisão José Roberto Torero
está presente em três lançamentos. Em dois deles com crônicas:
"O Mundo É uma Bola" (já nas livrarias) e "11 Histórias de Futebol" (com lançamento marcado
para o dia 15 de maio).
"O assunto está na moda. Não
sei se houve um aumento do público para livros sobre futebol por
conta dos jogos, porém a diversidade de títulos certamente aumentou", afirma Torero, que em
seguida descreve o que chama de
seu "cardápio" literário para antes e durante a Copa. "Umas crônicas como couvert, um livro de
artigos como entrada e um romance ou biografia como prato
principal."
Torero também assina a apresentação de "Coadjuvantes", recém-lançado romance do escritor
e designer gráfico Gustavo Piqueira, que fala sobre um torcedor comum às voltas com o longo
jejum de títulos do Palmeiras, de
1979 a 1993.
"Não sei se é uma história muito
apropriada para as vésperas de
uma Copa", brinca Piqueira. "Em
geral, os livros sobre futebol, especialmente aqueles sobre times,
têm um tom triunfante. Acho que
as pessoas vão se surpreender
com o tema."
Segundo tempo
Em meados de maio, a editora
Rocco entra em campo com dois
títulos inéditos: "A Bola Corre
Mais Que os Homens", uma perspectiva antropológica do futebol,
assinada por Roberto DaMatta. E
"Guia Cult Para a Copa do Mundo", compilação de artigos sobre
o esporte, feitos por personalidades dos cinco continentes, e organizado pelo escritor inglês Nick
Hornby, ele mesmo um fã, autor
de "Febre de Bola".
A editora Objetiva também entra na disputa pela atenção do leitor com "Vai na Bola, Glanderson!", do "casseta" Hélio de la Peña. E "Paris, 1998", em que Mario
Prata conta as aventuras e desventuras de um brasileiro que ganha
uma passagem com ingressos para a Copa da França de 1998, promete à mulher que vai só para
vender os bilhetes, mas acaba assistindo os jogos e arrumando
uma amante na excursão.
Para Isa Pessôa, diretora editorial da Objetiva, o período naturalmente evoca uma "sensibilidade mais aguçada" para temas ligados ao esporte. E, assim, livros
que tratam do assunto podem
conquistar o interesse do leitor,
ganhando também mais espaço
na mídia e nas livrarias.
"No caso da Objetiva, são livros
divertidos, com a marca criativa
do Prata e do Casseta e Planeta.
Livros para serem lidos antes ou
depois dos jogos."
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