São Paulo, sexta-feira, 07 de abril de 2006

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LIVROS

Lançamentos sobre futebol vão de coletâneas de crônicas, romance e biografia a até mesmo uma análise antropológica

Copa do Mundo impulsiona publicações

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Na carona da Copa do Mundo 2006, que acontece entre 9 de junho e 9 de julho, na Alemanha, algumas editoras brasileiras vêm escalando cada vez mais novos títulos ou relançamentos para atender a quem, fã de futebol, mas também de livros, não dispensa um bom gol de letra.
Colunista da Folha, autor de seis livros sobre o assunto, o escritor, roteirista e diretor de cinema e televisão José Roberto Torero está presente em três lançamentos. Em dois deles com crônicas: "O Mundo É uma Bola" (já nas livrarias) e "11 Histórias de Futebol" (com lançamento marcado para o dia 15 de maio).
"O assunto está na moda. Não sei se houve um aumento do público para livros sobre futebol por conta dos jogos, porém a diversidade de títulos certamente aumentou", afirma Torero, que em seguida descreve o que chama de seu "cardápio" literário para antes e durante a Copa. "Umas crônicas como couvert, um livro de artigos como entrada e um romance ou biografia como prato principal."
Torero também assina a apresentação de "Coadjuvantes", recém-lançado romance do escritor e designer gráfico Gustavo Piqueira, que fala sobre um torcedor comum às voltas com o longo jejum de títulos do Palmeiras, de 1979 a 1993.
"Não sei se é uma história muito apropriada para as vésperas de uma Copa", brinca Piqueira. "Em geral, os livros sobre futebol, especialmente aqueles sobre times, têm um tom triunfante. Acho que as pessoas vão se surpreender com o tema."

Segundo tempo
Em meados de maio, a editora Rocco entra em campo com dois títulos inéditos: "A Bola Corre Mais Que os Homens", uma perspectiva antropológica do futebol, assinada por Roberto DaMatta. E "Guia Cult Para a Copa do Mundo", compilação de artigos sobre o esporte, feitos por personalidades dos cinco continentes, e organizado pelo escritor inglês Nick Hornby, ele mesmo um fã, autor de "Febre de Bola".
A editora Objetiva também entra na disputa pela atenção do leitor com "Vai na Bola, Glanderson!", do "casseta" Hélio de la Peña. E "Paris, 1998", em que Mario Prata conta as aventuras e desventuras de um brasileiro que ganha uma passagem com ingressos para a Copa da França de 1998, promete à mulher que vai só para vender os bilhetes, mas acaba assistindo os jogos e arrumando uma amante na excursão.
Para Isa Pessôa, diretora editorial da Objetiva, o período naturalmente evoca uma "sensibilidade mais aguçada" para temas ligados ao esporte. E, assim, livros que tratam do assunto podem conquistar o interesse do leitor, ganhando também mais espaço na mídia e nas livrarias.
"No caso da Objetiva, são livros divertidos, com a marca criativa do Prata e do Casseta e Planeta. Livros para serem lidos antes ou depois dos jogos."


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