São Paulo, sexta-feira, 07 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Gruuuuuuuunge!

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Kurt Cobain está morto, Layne Stanley também. Mas, dá uma olhada, porque o grunge está bem vivo.
O líder do Nirvana foi encontrado morto em 1994, 12 anos amanhã, depois de cometer suicídio (há controvérsias) em sua casa, em Seattle. E a primeira homenagem sabida deste aniversário do óbito do líder de uma revolução roqueira aconteceu no final de semana passado, no... "Domingão do Faustão".
Vou contar como me venderam: a horas tantas, entre a apresentação de uma atração popular, uma patetada gravada por câmera amadora e o blablá de algum figurão de novela, as dançarinas do programa estavam bonitinhas e ensaiadamente dançando "Smells Like Teen Spirit", o hino da geração 90, na versão original e tosca do Nirvana. Entre uma perna erguida, uma voltinha em si mesmas e um gestinho insinuante, ouvia-se a voz de Cobain gritando "I feel stupid and contagious/ Here we are now, entertain us".
Por outro lado, outra coisa que Cobain desaprovaria se vivo: nos EUA acaba de ser lançado o bonequinho Kurt Cobain, que morreu por ser atormentado pela idéia de "se vender". O roqueiro de plástico, da marca Reel Toys, simula Cobain em ação tal qual no famoso vídeo de "Smells Like Teen Spirit". Sobreposição de camisetas, cara sofrida. Até um pedacinho do chão da quadra de ginásio foi lembrada.
No eBay, o Cobain de plástico é vendido com um aviso: "O boneco de Courtney Love é vendido separadamente". Piada grunge.
Outro "herói grunge" que tem morte lembrada nesta semana é Layne Stanley, que foi vocalista do Alice in Chains. Stanley, um dos melhores amigos de Eddie Vedder (Pearl Jam), foi encontrado morto no dia 19 de abril de 2002, mas a data de sua morte é calculada para o dia 5, tal qual a de Cobain em 1994.
No dia 25 de maio próximo, um redivivo Alice in Chains, obviamente sem Stanley, começa uma turnê de 25 shows pela Europa.
Também para maio a revista de música "Bizz" programa lançar com seu selo o DVD do documentário "Hype", o mais representativo já feito sobre o "fenômeno de Seattle", que chegou a sair por aqui em VHS.
De volta a Cobain, o cantor/guitarrista do Nirvana é divertidamente lembrado pelo novo vídeo do grupo Red Hot Chili Peppers, "Dani California". O novo trabalho dos Chili Peppers acaba de aparecer na internet e conta a história do rock em performances da banda (tem no site oficial deles). Na hora de emular o grunge, Anthony Kiedis se traveste de Kurt Cobain no famoso acústico do Nirvana para a MTV, ambiente iluminado por velas, de peruca loira e cara de desespero.
Se quiser ver rapidinho, o vídeo dos Chili Peppers tem no You Tube (www.youtube.com), assim como no You Tube tem milhares de homenagens a Kurt Cobain editada por fãs. Tem a primeira notícia na TV da morte do ex-Nirvana. Tem o filminho de terror que o Cobain teen fez com uma super-8, aos 15 anos.
No Orkut, a comunidade Nirvana-Bootlegs discute o vazamento de músicas ao vivo do raríssimo e histórico (para o bem e para o mal) show do grupo de Cobain em São Paulo, em 1993, a apresentação mais caçada no mundo por fãs do Nirvana.
Um certo revival grunge na Austrália faz soprar pelos EUA e Europa um monte de notícias sonoras novas. O disco novo do nirvaninha The Vines já está nas rádios e na internet. E a banda indie mais falada do momento (Arctic Monkeys quem?), a Wolfmother, causa frisson ao traduzir em música o black metal que saiu do Black Sabbath para assombrar o grunge nos anos 90. O Wolfmother, veja você, vai ser lançado em breve pela Universal, que tem o Morrissey novo e nem tem planos para editá-lo.
Até o dia 23 deste mês, dá para fazer lances do eBay para adquirir uma casa em Raymond, Washington, que um esperto está vendendo como a casa em que o Nirvana "fez um de seus primeiros shows", em 1987. Parece que ela vale pouco mais de US$ 60 mil e, até semana passada, já tinha uma oferta de US$ 165 mil.
Aí, por fim, divulgaram nesta semana quem é a atração principal do principal festival de música do mundo, o Reading Festival, que acontece em agosto na Inglaterra. Vai ser o grunge-mór Pearl Jam. Já buscou sua camisa de flanela no armário?


@ - lucio@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema: Jürgen Böttcher Strawalde recebe homenagem em festival na Bahia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.