São Paulo, terça-feira, 07 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Patricia Stavis/Folha Imagem
A atriz Fernanda Machado desfila vestido de Cris Barros na festa de lançamento da nova novela das sete da TV Globo

Palocci na pauta

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, decidiu levar o caso de Antonio Palocci Filho a julgamento em maio. O ex-ministro é acusado de ter quebrado o sigilo do caseiro Francenildo. O resultado no STF é fundamental para que o PT decida se ele será ou não candidato ao governo de SP em 2010 -possibilidade que só se mantém se Palocci for inocentado pelos ministros do tribunal.

LONGA ESPERA
Mesmo que o caso entre em pauta, no entanto, é possível que não seja julgado até o fim do ano. O próprio governo já trabalha com a possibilidade de ministros como Joaquim Barbosa, Marco Aurélio Mello ou Cezar Peluso pedirem vista do processo.

PLANO B
Os setores do PT, inclusive no governo, que julgam que a demora do STF atrapalha as pretensões de Palocci (e que, de quebra, militam contra a sua candidatura) já trabalham num plano B: caso seja inocentado, lá pelo fim do ano, Palocci poderia substituir Dilma na Casa Civil quando ela virar candidata à Presidência. Há quem defenda, inclusive, que a ministra abra mão ainda neste ano de suas múltiplas funções no governo para se dedicar o quanto antes à campanha.

TEMPO
Braço direito do ministro Franklin Martins (Comunicação Social), Ottoni Fernandes Jr., que cuida da publicidade do governo, está de molho. Ele se submeteu a uma angioplastia no fim de semana.

COMO É GRANDE
Na sexta, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e sua mulher, Patrícia Pillar, foram à casa noturna Studio SP, na rua Augusta, assistir ao show da banda pernambucana Del Rey, que toca versões de hits de Roberto Carlos. Convidado pelo vocalista China, Ciro subiu ao palco para uma participação especial.

 

Olhando para Patrícia, atacou de "Como É Grande o Meu Amor por Você".

CONCRETO ARMADO
O projeto que Oscar Niemeyer havia feito para a reforma do prédio do Detran, que passará a abrigar o Museu de Arte Contemporânea (MAC), foi rejeitado porque teria "custos elevados" e "impactos negativos" que "levariam à descaracterização de uma obra ímpar" -desenhada, na década de 50, pelo próprio Niemeyer. A avaliação foi divulgada pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio) em ata publicada no "Diário Oficial" e surpreendeu o arquiteto e seus funcionários.

CONCRETO 2
"Isso foi desculpa. É absurdo o próprio autor não poder mexer no prédio", diz Jair Valera, que coordena o desenvolvimento dos projetos de Niemeyer. Entre as alterações que foram rejeitadas estão a colocação de uma película de vidro escuro na fachada, cobrindo os tijolos da obra original; e a localização das escadas de emergência. "Para transformar um prédio administrativo em um museu, tem que mexer. Se não quiserem, é melhor construir um novo", completa Valera. A Secretaria Estadual da Cultura encomendou um novo projeto à Companhia Paulista de Obras e Serviços, que foi aprovado pelo Conpresp no final de março.

LINHA DIRETA
A TAM inaugura voo direto de Guarulhos, em São Paulo, para Córdoba, na Argentina, em meados de maio.

NA TELA
Lucilia Diniz marcou reunião ontem na Rede TV! para definir o horário de seu novo programa na emissora, sobre alimentação e saúde.

LABIRINTO COLORIDO
A exposição de Vik Muniz no Masp terá uma concepção diferente da que foi apresentada no MAM do Rio. Na capital paulista, o artista plástico quis "abolir" as paredes brancas características dos eventos de arte. A mostra terá corredores cenográficos nas cores vermelha, amarela e laranja. As paredes de cimento do Masp não podem ser pintadas porque o prédio é tombado.

MUITOS E BONS
E a retrospectiva das obras da brasileira Mira Schendel e do argentino León Ferrari, que está sendo exposta no MoMA, em Nova York, teve 1.400 visitantes na noite de estreia, entre eles as colecionadoras Patty Cisneros e Estrellita Brodsky, que faz a curadoria do acervo de arte latino-americana no museu.

CURTO-CIRCUITO
A FOTÓGRAFA Lenise Pinheiro lança o livro "Fotografia de Palco" hoje, na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio.
O JORNALISTA Rodolfo Konder faz sessão de autógrafos do livro "Educar É Libertar", hoje, na ABI em São Paulo.
APÓS REFORMA, a grife Fit reabre hoje sua loja no shopping Iguatemi, com design inspirado em galerias de arte.
A CANTORA Giana Viscardi estreia hoje temporada no Tom Jazz, com participação de Moreno Veloso. 18 anos.
A DIRETORA artística do Via Funchal, Sueli Almeida, faz aniversário amanhã na casa, com festa para convidados.
A CONCESSIONÁRIA Eurobike promove hoje coquetel de lançamento do novo BMW Série 7.
O DJ americano David Katz se apresenta amanhã na balada Disco, com set de house, rock e hip hop. 18 anos.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Viagem pelo design
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.