São Paulo, domingo, 07 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEJORNALISMO

Novo quadro mostra visão de oito jornalistas diante do mesmo fato

Barcellos testa formato no "Fantástico"

MARCELO BARTOLOMEI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Como o olhar de cada repórter pode influenciar na maneira de contar uma história na TV? A partir de hoje, o jornalista Caco Barcellos tenta responder à pergunta com um novo quadro no "Fantástico", o "Profissão Repórter", que mostrará o comportamento de oito jovens recém-formados na profissão e suas diferentes visões diante de um mesmo fato durante a produção de uma reportagem para televisão.
Não é um "reality show", mas uma nova forma de apresentar uma reportagem, diz Barcellos. "É uma idéia antiga. Serão mostradas pautas que permitam simultaneidade e olhares diferentes", diz. "Mas a estrela é a reportagem, não o repórter."
A fórmula para a experimentação ainda está em fase de testes. Na semana passada, foi exibido um especial sobre o trânsito caótico de São Paulo no "Globo Repórter". Anteontem, uma semana depois, a equipe do programa -dirigido por Marcel Souto Maior- ainda estava na ilha de edição em busca de um melhor formato, em 15 minutos.
"Esperamos que o público se identifique com eles e acompanhe a dinâmica do trabalho do repórter, pois passamos por desafios, dúvidas e conflitos éticos e pessoais. Normalmente, na TV, a gente esconde isso", afirma o jornalista.
A idéia é mostrar que quem apresenta a notícia também está sujeito a ela, com uma carga de emoção e sua vivência social ou cultural.
Durante as gravações do quadro em São Paulo, por exemplo, aconteceu um imprevisto, que será mostrado em um dos programas. Durante uma reintegração de posse no Centro, uma repórter da equipe se desesperou ao saber que a polícia entraria no prédio mesmo com cerca de 15 crianças no local.
"Não sei se posso ter a pretensão de dizer que é um novo caminho para o jornalismo, que não é essa coisa tão pura, pois não somos donos da verdade e o nosso olhar acaba influenciando a notícia que a gente conta."
Os repórteres que estarão ao lado de Barcellos são Felipe Gutierrez, William Santos, Caio Cavechini, Nádia Bochi, Júlia Bandeira, Ana Paula Santos, Nathalia Fernandes e Juliana Maciel, todos com 25 anos de idade, em média, e experiência diante das câmeras.


Profissão Repórter
Quando:
estréia hoje, durante o "Fantástico" (20h30), na Globo



Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: TV Paga: Terrorismo e mundo da espionagem inspiram a nova série "Sleeper Cell"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.